Atlético e Coca-Cola não confirmam quando deverão selar o contrato de patrocínio, porém cogita-se que até o final desta semana esteja tudo certo entre as partes. A marca Coca-Cola não estampará a camisa do clube (como patrocínio master), nem tampouco se transformará na detentora dos direitos de cessão de nome (naming right) para a Arena ou CT do Caju.

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O acordo é para o desenvolvimento de ações publicitárias que valorizem ambas as marcas, seja por ações junto aos torcedores, venda de produtos licenciados e placas de publicidade, basicamente nos mesmos moldes que a empresa Femsa (cervejaria mexicana), através da Coca-Cola Femsa Brasil, firmou com os quatro grandes clubes de São Paulo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos). Com os clubes paulistas o contrato se estenderá até dezembro de 2014.

Com o Atlético há possibilidade que seja fechado no mesmo prazo, porém é provável que o clube negocie por um prazo menor, pois com o término do estádio e a divulgação da Arena como sede da Copa do Mundo, os espaços publicitários valerão muito mais. Não há divulgação de valores, porém especula-se que seja menor do que o Rubro-Negro quer para patrocínio master e naming rights, por isso a negociação não incluiu essas propriedades.

Rival

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Mas o que chama atenção é que o Atlético não é o único que desperta interesse da Coca-Cola. A empresa também quer usar o mesmo modelo para o rival Coritiba, conforme nota emitida pela Spaipa (distribuidora da Coca-Cola para Curitiba, Região Metropolitana e interior de São Paulo) ao Paraná Online. “A Spaipa, através das marcas da Coca-Cola está negociando com o Atlético Paranaense e Coritiba, porque tem interesse na plataforma futebol”, informou a direção da empresa em Curitiba.

Com o Coritiba a negociação torna-se um pouco mais difícil, pois atualmente a empresa que detém o direito de comercialização de bebidas no Couto Pereira tem contrato com a AmBev (que integra um dos maiores grupos cervejeiros do mundo-Inbev).

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Com o Atlético o acordo será facilitado porque o clube da Baixada não fechou com a AmBev, apesar de ter iniciado negociação. Conforme comentou o presidente Marcos Malucelli, na coletiva da semana passada, o acerto deverá acontecer com a Coca-Cola.

Disputa

Numa análise geral está sendo travada uma disputa acirrada entre dois dos maiores grupos cervejeiros do mundo. A mexicana Femsa, que no País é representado pelo grupo Coca-Cola Femsa (KOF) e o grupo multinacional InBev (fusão da brasileira AmBev com a belga Interbrew). Aqui no Brasil, devido a proibição de comercialização de cerveja em estádios de futebol em alguns Estados, a disputa fica restrita a refrigerantes.  Ressalta-se que durante a Copa São Paulo, a AmBev iniciou sua campanha de marketing patrocinando a camisa da dupla Atletiba, através da marca Guaraná Antártica. Exatamente a prática que a Coca-Cola quer adotar agora.