Depois de meses de especulação, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou nesta quinta-feira oficialmente a contratação do russo Alexander Alexandrov para ser o técnico da seleção brasileira de ginástica artística. O treinador foi o responsável por treinar a equipe do seu país durante quatro décadas e é um dos profissionais mais respeitados do mundo na área.

De acordo com o COB, Alexandrov será apresentado oficialmente nesta sexta-feira, em entrevista coletiva na sede do comitê, no Rio. Ele chega para ser o treinador-chefe da seleção brasileira feminina da modalidade até os Jogos Olímpicos Rio/2016.

Em Londres, a equipe da Rússia, treinada por ele, conquistou seis medalhas, entre elas a prata por equipes. Considerada sua pupila, Aliya Mustafina faturou uma medalha de ouro e duas de bronze. “Desde 1971, quando ingressou na comissão técnica da equipe masculina da antiga União Soviética, até Londres/2012, Alexandrov contribuiu para a conquista de mais de 20 medalhas olímpicas e mundiais de atletas do seu país”, destaca o COB.

A seleção feminina estava sem treinador fixo há alguns anos, depois de ser treinada pelo ucraniano Oleg Ostapenko. Com a contratação de Alexandrov, aumenta a expectativa para que seja retomado o projeto de uma seleção permanente.