Com o final do Brasileirão, início de férias regulamentares dos jogadores, os clubes se preparam agora para a temporada 2008. Atlético, Coritiba, Paraná, J. Malucelli e Roma Apucarana são os representantes paranaenses em competições nacionais no próximo ano (quadro). Rubro-negros e alviverdes na Série A do Brasileiro, tricolores na Segundona. Jotinha na Terceirona. Paranavaí e Roma disputam a Copa do Brasil. Antes, porém, tem o Campeonato Paranaense, que começa dia 9 de janeiro.

A dupla Atletiba aguarda ainda a divulgação do ranking da Confederação Brasileira de Futebol – CBF ? para confirmar também as suas participações na Copa do Brasil, que acontece no 1.º semestre. O Estado tem garantido três representantes: Paranavaí, campeão estadual deste ano, Paraná, vice, e Roma Apucarana, que ganhou a Copa 100 Anos disputada em 2006. Coritiba e Atlético podem ocupar vagas dos times que estarão disputando a Libertadores da América, e aguardam convite da CBF. Ao todo, 64 clubes participam da Copa do Brasil. O Fluminense-RJ foi o campeão no ano passado, em cima do Figueirense-SC. Nesta edição, quatro paranaenses foram caindo pouco a pouco. A Adap Galo, de Maringá, foi eliminada na 1.ª fase, pelo Noroeste-SP. O Coritiba saiu nas oitavas, após ser declassificado pelo Botafogo-RJ. O Atlético perdeu a vaga para o Fluminense-RJ. O Rio Branco, de Paranaguá, chegou a passar pelo Avaí-SC, na 1.ª fase, mas foi eliminado no tapetão por ter escalado o meia Paulo Augusto de forma irregular. A vaga ficou com o time catarinense.

Já em competições internacionais do próximo ano, somente o Atlético será o representante do Estado. O Rubro-Negro conseguiu uma das sete vagas do Brasil na Sul-Americana. O torneio tem cinco etapas. Assim como aconteceu na edição de 2007, o primeiro adversário do Furacão será outro time brasileiro, na chamada fase preliminar. Neste ano, o Atlético foi eliminado logo de cara pelo Vasco da Gama. A final da Sul-Americana acontecerá amanhã entre Arsenal, da Argentina, o América, do México. O time argentino, que joga em casa, venceu o primeiro confronto (3 a 2) e está em vantagem na decisão.