Clubes querem renegociar contrato de televisão

Os participantes do Campeonato Paranaense de 2009 aproveitam o encontro do pré-arbitral, marcado para a tarde de hoje na sede da FPF, para aprofundar a renegociação do contrato de televisão. Os clubes querem valorizar a competição, embora ela já tenha sido vendida à TV Paranaense, filiada à Rede Globo.

As equipes alegam que a presença do Atlético, cujos jogos não foram transmitidos no estadual deste ano, exige a reformulação do acordo. “E teremos as principais cidades representadas na competição”, falou Joel Malucelli, dirigente do J. Malucelli e presidente da Futpar – associação que reúne os clubes da primeira e segunda divisão do futebol paranaense.

O contrato assinado no ano passado, para TV aberta e fechada, vale até 2012 e prevê R$ 3 milhões por ano a serem divididos entre os clubes. A TV Paranaense já foi notificada da intenção de um novo contrato e a Futpar aguarda convocação para uma reunião.

Joel não quis delimitar um valor a ser pedido pelo campeonato, mas disse que a idéia é chegar perto do patamar dos campeonatos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Ambos foram negociados por algo em torno de R$ 15 milhões anuais, segundo órgãos de imprensa locais.

O dirigente não descarta negociar com outras emissoras. Segundo Joel, a Band nacional quer comprar alguns dos principais Estaduais, entre eles o Paranaense. A RIC, afiliada da Record no Paraná, é outra que planeja exibir a competição.

Antes do pré-arbitral, os 16 clubes da 1.ª Divisão (incluindo o Foz do Iguaçu, temporariamente inserido na competição através da Justiça desportiva) se reúnem em Curitiba para discutirem a fórmula de disputa do Estadual.