Clubes preparam estratégia para faturar mais com TV

São Paulo – O Clube dos 13 quer ganhar mais dinheiro com o Campeonato Brasileiro. A associação dos times mais poderosos do futebol nacional vai disparar, em uma semana, sua estratégia para negociar o novo contrato de direitos do torneio – o atual, com a Globo, termina em 2005. Os clubes estão, até aqui, firmes na postura de só negociar cada mídia separadamente, o que pode ser o fim do atual domínio da emissora carioca.

Aproveitando a reunião de ontem, em São Paulo, feita às pressas por ordem da Justiça em razão da luta pelo poder no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), os dirigentes do Clube dos 13 afinaram a estratégia que adotarão. “Em uma semana, estarão prontas as cartas-convite que serão enviadas ao mercado. Vamos negociar somente os direitos para televisão aberta, o resto vem depois”, afirma Mauro Holzmann, diretor executivo do Clube dos 13.

A idéia dos clubes, que já foi tentada em negociações anteriores mas acabou sendo derrubada, é fechar um contrato para televisão aberta e, em seguida, fazer concorrências separadas para televisão paga, pay-per-view, internet e telefonia.

Nas últimas negociações, toda a discussão foi feita em bloco, o que permitiu que a Globo diminuísse o valor pago pela transmissão em televisão aberta ao incluir o contrato de TV fechada no acordo.

“Queremos o melhor negócio para os clubes. Sabemos que existem mais players no mercado e queremos ouvir propostas”, diz Holzmann. “Ninguém é contra uma empresa só. Se as Organizações Globo apresentarem a melhor proposta em cada uma das concorrências, fecharemos tudo com a Globo sem problemas.”

Rateio

Outra discussão da reunião de ontem do Clube dos 13 foi a questão do rateio da verba recebida. O São Paulo e o Corinthians apresentaram proposta para reativar uma comissão do Clube que trata desse tema e tiveram o acordo dos demais membros.

Voltar ao topo