enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Clubes mineiros simpáticos a volta da Copa Sul-Minas

Na primeira edição, em 2000, o América-MG levantou a taça

  • Por Ricardo Brejinski

Se aprovada e viabilizada, a Copa Sul-Minas será ressucitada pelos clubes após 12 anos. A última vez que a competição foi realizada ocorreu em 2002 – vencida pelo Cruzeiro. Os mineiros, aliás, dominaram completamente as três edições do torneio regional. Na primeira, em 2000, o América-MG levantou a taça em cima da Raposa, que foi campeã nos dois anos seguintes, sobre Coritiba e Atlético, respectivamente. O vice-campeonato da dupla Atletiba foi a melhor campanha do futebol paranaense na competição.

O torneio, que nos dois primeiros anos contou com 12 clubes, divididos em três grupos com quatro times, e em 2002 foi disputado por 16 equipes, que se enfrentavam entre si, se classificando as quatro primeiras, não teve continuidade pela questão financeira, que ficou inviável para TV detentora dos direitos de transmissão, uma vez que as negociações eram feita em dólar, que teve uma alta elevação naquela época.

Antes da Sul-Minas, porém, foi realizada a Copa Sul, em 1999, que contava apenas com clubes da região. A competição foi conquistada pelo Grêmio e teve um paranaense como vice-campeão: o Paraná Clube. Os mineiros só entraram na Copa no ano seguinte. “Quem idealizou o projeto da Copa Sul-Minas fui eu, juntamente com o (Eduardo) Maluf, diretor do Atlético-MG. Antes de 2000, os clubes mineiros disputavam a Copa Centro-Oeste. Nós queríamos algumas mudanças e mandamos a requisição à CBF. Conseguimos convencê-los e foi desta forma que o torneio foi criado. Eu sou um dos maiores entusiastas da Copa Sul-Minas. Não estou acompanhando o que os clubes lá do Paraná planejam, mas caso o projeto se conclua, pode ter certeza que terá total apoio do América”, declarou Marcus Salum, diretor do América-MG, ao Superesportes.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

7 Comentários em "Clubes mineiros simpáticos a volta da Copa Sul-Minas"


falei e disse
falei e disse
6 anos 2 meses atrás

tao comecando errado com j.maluceli a frente desta parada. o continuismo dos erros do camp.estadual vao continuar. como pode eletizar com grandes clubes de b.horizonte e p.alegre um time sem torcida como maluceli? podem parar tudo.

Emerson NB
Emerson NB
6 anos 2 meses atrás

É ISSO AÍ. NOSSO CORONÉ TEM RAZÃO. PAU NO RURALZÃO.

ATLETICO PARANAENSE SEMPRE O MAIOR!....
ATLETICO PARANAENSE SEMPRE O MAIOR!....
6 anos 2 meses atrás

TER NA COPA SUL-MINAS DUAS VAGAS GARANTIDAS PARA OS DOIS PARANAENSES DA PRIMEIRA DIVISÃO E OS DOIS MELHORES DO ESTADUAL É COISA DE COCÔXAS E PARASITSA c a g õ e s, r e t a r d a d o s E PERDEDORES, QUE NÃO SE GARANTEM… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

jose silva
jose silva
6 anos 2 meses atrás

perdedor, coadjuvante e sem torcida kkkkkkkkk

jose silva
jose silva
6 anos 2 meses atrás

esse negócio de ranking é balela de time perdedor kkkkkkkk

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas