Clubes lutam por uma melhor posição no Paranaense

A briga pela classificação no Campeonato Paranaense não é apenas para terminar entre os oito primeiros. Enquanto para alguns o importante é avançar para a próxima fase, para outros o que vale também é ficar na melhor posição e fugir de alguns confrontos.

No momento, os quatro times da capital – Coritiba, Atlético, Paraná Clube e J.Malucelli -, estariam em lados opostos das chaves, com o Coxa e Jotinha se enfrentando já nas quartas de final, e Furacão e Tricolor podendo se encontrar nas semifinais. Vale lembrar que os oito classificados se enfrentam da seguinte forma: 1.º x 8.º, 4.º x 5.º, 2.º x 7.º e 3.º x 6º, sendo que os vencedores dos dois primeiros confrontos jogam entre si na semifinal. A mesma forma acontece com os dois últimos duelos.

No entanto, pode acontecer de os quatro se classificarem de uma forma que apenas um poderia chegar à decisão. Desta forma, um time do interior estaria garantido na final, algo que não acontece desde 2007, quando o Paranavaí foi campeão estadual.

Além disso, a pontuação final de cada time segue sendo somada nas próximas fases. O chaveamento não muda de acordo com os resultados no mata-mat, ou seja, as equipes não vão ter suas posições modificadas, mas cada vitória pode interferir diretamente no mando de campo. Nas quartas de final, os quatro primeiros colocados da primeira fase fazem o segundo jogo dentro de casa. No entanto, isto não significa que o primeiro geral faça a grande final diante de sua torcida.

Se o Estadual terminasse agora, o Alviverde seria o primeiro colocado e o Maringá o segundo, separados por apenas um ponto. Porém, se o Coritiba somar quatro pontos nas quartas e o Maringá seis, a equipe do interior passaria o Coxa na soma total de pontos e, caso os dois cheguem à final, o primeiro jogo seria no Couto Pereira, enquanto a decisão aconteceria no Willie Davids.

Como a classificação geral segue embolada – a diferença do primeiro colocado para o oitavo é de apenas cinco pontos -, existe a possibilidade de até mesmo o último classificado, dependendo do seu desempenho no mata-mata, chegar à decisão podendo decidir o título em casa.

Desta forma, o regulamento pode não impedir, mas dificultar que na última rodada aconteçam combinações de resultados. Um exemplo seria no clássico entre Paraná Clube e Atlético. Dependendo do que acontecer na próxima rodada, os dois times podem se enfrentar precisando de um simples empate para garantir a vaga na próxima etapa. Mas uma das equipes pode pegar um caminho mais complicado até a final e, na combinação pelo empate, pode desperdiçar pontos que podem fazer a diferença na hora de fazer o duelo de ida dentro ou fora de casa.