Clubes do interior começam a reforçar seus elencos

Enquanto Atlético, Coritiba e Paraná finalizam suas participações no Brasileirão deste ano, os chamados “pequenos” iniciam a organização de suas estruturas para a próxima temporada. Depois de boa parte dos clubes do interior apresentar seus treinadores para o Paranaense 2013, o objetivo agora é formar os elencos para a disputa do campeonato. Os mais adiantados vão desde peneiradas até expectativa por resposta de jogador consagrado, embora exista ainda quem esteja aguardando mudanças no quadro diretivo para iniciar os trabalhos.

Arapongas

O atual campeão do interior quer embelezar seu ambiente. Para tal, está recrutando pretendentes à posição de rainha do clube em 2013. De acordo com o diretor de futebol do Alviverde nortista, Sidiclei Menezes, a apresentação da eleita ocorre no dia 11 de dezembro, junto do novo uniforme oficial. Já o elenco começa a trabalhar a partir de hoje. Em relação ao time da Série D do Brasileiro, 16 atletas permaneceram e cinco saem da equipe que será treinada por Zezito Araújo, que foi buscar reforços vindos de São Paulo, Minas Gerais e do futebol local.

Cianorte

Utilizar o time do Cianorte para evidenciar que a cidade é a capital do vestuário. Essa é a proposta do diretor de futebol do clube, Adir Kist, para tentar tirar do papel o projeto de troca de notas fiscais por ingressos de jogos. Enquanto diretoria do clube, prefeitura local e setor privado negociam os trâmites para tentar tornar a ideia em realidade, o elenco que será novamente treinado por Paulo Turra se apresenta hoje. Por opção do comando do clube, pelo menos sete jogadores entre reservas e titulares saem. Em compensação, mesmo que a base seja mantida, o atual vice-campeão do interior foi buscar reforços na mesma proporção no Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia, Santa Catarina e no próprio futebol paranaense.

Londrina

Uma mescla entre jogadores experientes e parte da base vice-campeã estadual júnior. Essa é a aposta do Londrina para tentar buscar uma vaga na Série D do Brasileiro do ano que vem. O principal reforço até o momento é o meia-atacante Celsinho, que por visual e estilo de jogo há quase uma década chegou a ser chamado de Ronaldinho da Portuguesa, antes de ser negociado com o futebol europeu aos 16 anos. A outra novidade é o lateral-esquerdo Acuña, colombiano que fez parte do elenco do Tolima que eliminou o Corinthians da Libertadores em 2011.

Operário

Primeira equipe do interior a iniciar os trabalhos visando o Paranaense 2013, o Operário de Ponta Grossa fará sua primeira temporada com a gestão da empresa L.A Sports. O cargo de técnico da equipe permanecerá com Lio Evaristo, que no Estadual desse ano tirou o Fantasma de situação incômoda e obteve a terceira melhor campanha do returno. Nos bastidores, a equipe também contará com o apoio de uma associação de torcedores chamada Avante Fantasma a previsão é que se mantenha a parceria indiferente do resultado das eleições que ocorrem no final do ano. De acordo com o participante da entidade, Ângelo Defino, além de organizar eventos com intuito de divulgar a história do clube, um dos projetos é a realização de uma pesquisa para traçar o perfil dos torcedores alvinegros.

Paranavaí

O Vermelhinho do Fim da Linha confirmou na semana passada a contratação do treinador Ney César para o comando da equipe. A montagem do elenco, porém, vai ocorrer apenas após a apresentação oficial do comandante, que ocorre hoje. De acordo com o diretor de futebol do ACP, Lourival Furquin, a intenção é montar um grupo com jogadores que tenham disputado torneios em São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

Rio Branco

As pretensões do Leão de retornar à Estradinha no Estadual 2013 estão mais complicadas. De acordo com integrantes da diretoria, a intenção se refere apenas aos jogos contra equipes do interior, enquanto os duelos contra equipes da capital permaneceriam no Caranguejão. No entanto, há alguns dias o presidente do Rio Branco, Fabiano Elias, chegou a entrar em contato com o diretor de vistorias da Federação paranaense de Futebol (FPF), Reginaldo Cordeiro, para verificar a possibilidade. Como resposta recebeu a afirmação de que o clube litorâneo teria de apresentar os laudos de segurança e realizar adequações na estrutura do estádio.

Toledo

O Toledo irá apresentar amanhã os primeiros contratados para o Estadual 2013. O Porco do Oeste aguarda, para essa semana, uma resposta sobre a proposta que fez ao procurador de Rivaldo, que recentemente se desligou do futebol angolano. Em cima disso a equipe fará seu planejamento para possíveis ações de marketing visando o Estadual.

Nacional

Após apresentação de Carlos Nunes para o comando da equipe, o Nacional iniciou a contratação de atletas para o Estadual 2013. De acordo com o presidente do NAC, José Danilson, boa parte do elenco deve ser composta por jogadores formados pelo próprio clube, embora alguns reforços de estados como Tocantins, Maranhão e Paraíba tenham sido cogitados.

J. Malucelli

A diretoria do J. Malucelli pretende se reunir essa semana para tratar de possíveis atividades relacionadas ao clube, que deixará de atuar com o nome Corinthians Paranaense. De acordo com o presidente do Jotinha, Joel Malucelli, entre os assuntos está a possibilidade de um terceiro uniforme para o Estadual 2013.

Voltar ao topo