Show na piscina

Clube Curitibano faz a festa no Campeonato Paranaense de Natação

Equipe do Clube Curitibano faturou 120 medalhas no Troféu Germano Bayer, disputado no Complexo Aquático do Santa Mônica Clube de Campo. Foto: Raphaella Piovezan

O recém-inaugurado Complexo Aquático do Santa Mônica Clube de Campo, recebeu no último final de semana (19 e 20) o Campeonato Paranaense de Natação de Verão – Troféu Germano Bayer. A equipe de natação do Clube Curitibano foi o grande destaque e confirmou o favoritismo das equipes mirim e petiz. Atual Campeão Sul Brasileiro das categorias, título conquistado em outubro, em Palhoça (SC), além de reforçar a hegemonia dos atletas de 9 a 12 anos do Clube Curitibano, a competição estadual serviu principalmente como parâmetro para a disputa do Campeonato Paulista de Natação da categoria petiz (de 11 a 12 anos de idade), que contará com as mais fortes e tradicionais agremiações de natação do país.
Disparado, o Clube Curitibano totalizou 120 medalhas, sendo 45 de ouro, 40 de prata e 35 de bronze. Os anfitriões conquistaram a segunda colocação do torneio com 19 medalhas no total. 9 agremiações paranaenses levaram suas delegações para a competição.

Premiações individuais

Enaltecendo os destaques individuais do torneio, as nomeações dos campeões de cada categoria elegem os atletas que alcançaram o maior índice técnico, tanto no feminino quanto no masculino, exclusivamente para a categoria petiz. O índice técnico é baseado no recorde mundial pleno de cada prova, em que se atribui à melhor marca mundial o índice 0000. Ao segundo melhor tempo individual mundial leva-se o número 999, e dessa forma consecutivamente.
Dos quatro campeões de índice técnico do Troféu Germano Bayer, três foram do Clube Curitibano. No petiz 1 masculino, Vitor Pelissari foi eleito o melhor, alcançando o índice de 404 na prova dos 400 m livre. Cravando o índice de 418, Henrique Domingues foi vencedor no petiz 2, graças à sua atuação na prova nos 400 m livre. Já no petiz 1 feminino, Beatriz Garute da Silva foi premiada com o índice 431, ao vencer dos 200 m livre.