Curitibano, Clayton está
se preparando há 4 meses.

O curitibano Clayton Ferreira dos Santos Costa, de 24 anos, embarca hoje para o Rio de Janeiro, onde participa, entre os dias 9 e 15 de fevereiro, da segunda avaliação nacional da Confederação Brasileira de Remo (CBR), marcada para a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Além dele, outros 60 atletas de todo o Brasil vão participar do evento, que será dividido entre avaliação física e fisiológica dias 9 e 10, seguida de treinos específicos com as embarcações e serão realizados em barcos single skiff e dois sem, nas categorias júnior, sênior B, sênior A e peso leve, masculino e feminino.

O objetivo de Clayton é ambicioso. Ele pretende alcançar uma das vagas na equipe olímpica brasileira que, por enquanto, possui apenas quatro barcos garantidos nos Jogos de Atenas: o single skiff e o doble skiff, masculino e feminino. A comissão técnica brasileira prepara ainda um barco four skiff para participar do pré-olímpico europeu. Mas isso só vai acontecer caso o time brasileiro consiga atingir um índice técnico elevado, pois “a seletiva européia vai reunir os melhores remadores do mundo”, analisa o técnico argentino Ricardo Ibarra, contratado pela CBR para preparar a equipe nacional nos próximos quatro anos, tendo como foco os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e as Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Clayton começou a treinar na modalidade há cerca de seis anos, quando morava em Paranaguá, para onde se mudou com oito anos de idade. Destaque do Clube de Regatas Santa Rita, Clayton Costa voltou para Curitiba, e se integrou ao Clube de Regatas Iguaçu, foi para o América, de Blumenau, e voltou no ano passado para Curitiba, novamente no Iguaçu.

A participação de Clayton faz parte do programa da CBR de convocar os melhores remadores brasileiros para que eles sejam avaliados por Ibarra. Dependendo de seu desempenho, ele poderá fazer parte do programa da seleção permanente da entidade, embora a maior parte dos recursos desta temporada estejam sendo carreados para a preparação da equipe que vai para as Olimpíadas de Atenas.