O Grêmio garantiu antecipadamente a sua classificação para as quartas de final da Taça Farroupilha – o segundo turno do Campeonato Gaúcho – ao vencer o Cerâmica por 1 a 0, na noite de sábado, em partida válida pela sexta rodada, e ganhou tranquilidade para o decisivo duelo com o Fluminense, na próxima quarta-feira, novamente em casa, pelo Grupo 8 da Copa Libertadores.

O triunfo deixou o Grêmio na liderança do Grupo A, com 13 pontos, mas a equipe ainda pode ser ultrapassada neste domingo pelo Passo Fundo. Já o Cerâmica, com três pontos, é o lanterna da chave e não tem mais chances de classificação para o mata-mata.

O primeiro tempo da partida, realizada na noite de sábado, foi truncado, mas com domínio do Grêmio, que criou as principais chances de gol, mesmo que tenham sido poucas. E a equipe abriu o placar aos 25 minutos, quando o volante Fernando cobrou falta e Alexandre cortou de cabeça para trás. Apesar disso, a arbitragem deu o gol para o meio-campista gremista.

Em vantagem, o Grêmio administrou o jogo no restante do primeiro tempo e diminuiu o ritmo. A situação não se alterou muito na etapa final, que também foi dominada pelo time da casa. No lance mais perigoso, aos 23 minutos, o lateral-esquerdo Fábio Aurélio acertou o travessão em cobrança de falta.

Após o jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo defendeu a postura do Grêmio e ressaltou que o time não correu riscos. “O Dida, com toda vivência que tem, estava com a bola aos 47 minutos e a torcida queria que ele jogasse rápido para sair o segundo gol, mas não era a hora. Também teve o Cris, que depois dos 35 do segundo tempo não subiu nos escanteios”, afirmou.

O lateral-direito Pará também reconheceu que o time se poupou em alguns momentos do duelo com o Cerâmica, já pensando na partida com o Fluminense. “Não tem como esconder que a cabeça estava totalmente focada no Fluminense. O resultado foi importante para garantimos a classificação no Gauchão. Agora é mudar o foco”, disse Pará.

Classificado no Campeonato Gaúcho, o Grêmio volta suas atenções para a Libertadores. Em terceiro lugar no Grupo 8, com seis pontos, o time vai receber o segundo colocado Fluminense, com sete pontos, na próxima quarta-feira, às 22 horas, na Arena Grêmio.