Classificado, Brasil perde a primeira no handebol feminino

A seleção brasileira feminina de handebol sofreu hoje sua primeira derrota nos Jogos Olímpicos de 2012. Contra a tradicional Rússia, foi batida por 31 a 27. O próximo jogo do Brasil é depois de amanhã, contra Angola, às 7h15 de Brasília. O jogo era tido como decisivo pela primeira colocação no Grupo A. As brasileiras haviam vencido Montenegro, Croácia e Grã-Bretanha. As russas perderam para a Croácia, mas venceram Grã-Bretanha e Angola.

Agora, para avançar às quartas de final como líder da chave, precisa bater as angolonas e torcer por um tropeço russo ante Montenegro.

A Rússia impôs um ritmo muito mais forte no início do jogo. Em 13 minutos, abriu 7 a 2 no placar. Com seis gols de Alexandra Nascimento, contudo, o Brasil conseguiu diminuir a vantagem e a primeira metade terminou com apenas um gol de diferença em favor das russas: 15 a 14.

No segundo tempo, a seleção brasileira resolveu investir na ponta esquerda. Fernanda Silva anotou quatro gols em 14 minutos. E, com um tiro de Duda entre a defesa russa, de frente para o gol, as tetracampeãs panamericanas chegaram ao empate em 24 gols, após 17 minutos da segunda etapa.

Mas as europeias eram mais altas e mais agressivas no ataque. Acertaram quatro vezes seguidas o gol do Brasil e abriram 28 a 24.

O dinamarquês Morten Soubak, técnico da seleção brasileira, tentou interromper o bom momento das adversárias e pediu tempo. Em seguida, trocou duas jogadoras, mas não surtiu efeito.

Antes do estouro do cronômetro, Ana Paula Rodrigues fez o último gol brasileiro, mas, no final, as russas triunfaram com facilidade. Foi a maior margem de pontos em favor da equipe europeia em Londres, com exceção ao duelo contra as britânicas, quando venceram por 37 a 16.

Voltar ao topo