Manchester City e Tottenham conquistaram vitórias fundamentais neste sábado para seguirem na briga por uma vaga na Liga dos Campeões. As equipes venceram em casa e agora podem definir a classificação em confronto direto, na próxima quarta-feira, em jogo atrasado da 29.ª rodada do Campeonato Inglês. O City bateu o Aston Villa por 3 a 1, enquanto o Tottenham ganhou do Bolton por 1 a 0.

Com os resultados da abertura da 37.ª e penúltima rodada do Inglês, o Tottenham está em quarto, com 67 pontos, na última posição da zona de classificação à principal competição europeia. O City tem 66 pontos, em quinto, e já tem ao menos a vaga na Liga Europa assegurada, assim como Aston Villa e Liverpool.

No jogo em Manchester, a equipe da casa chegou a sair em desvantagem. Precisando ao menos empatar para seguir com chances de se garantir na Liga dos Campeões, o Aston Villa abriu o placar aos 16 minutos, com Carew. Mas Tévez, de pênalti, e Adebayor deram a virada para o City ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Bellamy ampliou para os anfitriões.

O Tottenham, por sua vez, recebeu um Bolton já sem pretensões na competição. O time visitante, porém, deu trabalho para os donos da casa no Estádio White Hart Lane. O time londrino, do goleiro brasileiro Gomes, ex-Cruzeiro, só conseguiu marcar aos 38 minutos do primeiro tempo, com Huddlestone. E foi só.

Nos outros jogos que abriram a rodada do Inglês neste sábado, o Everton só empatou sem gols com o Stoke City e encerrou suas chances de classificação à Liga Europa. O vice-lanterna Burnley definiu a sua queda para a segunda divisão ao perder por 2 a 1 para o Birmingham. Já o rebaixado Portsmouth superou o Wolverhampton por 3 a 1.