A etapa São José dos Pinhais, que abrirá a temporada 2011 do Circuito Extremaventura de Corridas de Aventura no próximo dia 20, no município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, terá a modalidade de orientação como um dos grandes diferenciais da competição.

Realizada em todas as etapas com caráter de navegação nas disciplinas exigidas (canoagem, trekking e ciclismo), nesta etapa, a Orientação será uma prova a parte, seguindo a regra internacional do esporte conhecida como ISON (International Specification for Orienteering Maps).

A pista destinada à prova de orientação será em uma grande área natural, repleta de trilhas, o que deixará a competição ainda mais emocionante. O mapeamento e o roteiro está sendo realizado pelo Presidente da Federação Paranaense de Orientação, Luciano Oliveira, que prometeu aos atletas da Extremaventura uma modalidade exigente técnica e fisicamente.

Treinamento

Para que todos os atletas de Corridas de Aventura tenham o conhecimento sobre as regras, mapas e simbologia da Orientação, no dia 12 em Almirante Tamandaré será realizada uma clínica sobre o esporte com o instrutor Luciano Oliveira, que abordará como acontecerá a prova de Orientação na etapa.

Inscrições e modalidades

Abertas desde o dia 15 de fevereiro para atletas das categorias Pró (quarteto misto elite), Expedição (duplas elite) e Solo (Elite) ao valor individual de R$ 90,00 (noventa reais) e Aventura Duplas e Estreantes a R$ 75,00 (setenta e cinco reais), as inscrições para a primeira etapa do Circuito Extremaventura pode ser feita através do site www.extremaventura.com.br.

O prazo para confirmar a participação vai até o dia 11 de março. As modalidades previstas para a competição são; orientação, técnicas verticais, natação, caminhada em leito de rio e ciclismo. O percurso ficará em até 60km para as categorias Pró e Expedição (duplas e solo) e até 40km para Aventura (duplas e solo).