Circuito Drop Dead Skate Park começa hoje

Começa hoje a temporada 2005 do principal campeonato amador do País na modalidade street de skate, o Drop Dead Skate Park, que acontece em Curitiba há seis anos e entra na sua sétima edição. Atletas de estados de todas as regiões do Brasil se encontram na capital paranaense. Alguns chegaram no início da semana para fazer o reconhecimento da nova área de competição, após a reforma na pista mantida pelo organizador do circuito.

Os melhores amadores nacionais serão divididos nas categorias Infantil (até 10 anos), Mirim (11 a 13 anos), Iniciante (acima de 14 anos), Amador 1 (idade livre), Amador 2 (idade livre), Feminino 1 (idade livre) e Feminino 2 (idade livre). Além da competição prevista para começar hoje, o circuito terá mais duas etapas.

O campeonato começa em novo horário, às 9h. Além das eliminatórias das categorias Mirim e Iniciante, as meninas também estréiam nesta fase. Conforme o cronograma, amanhã serão disputadas as eliminatórias das categorias Amador 1 e Amador 2. No domingo acontecem as finais, a partir das 9h, e a cerimônia de encerramento está prevista para as 18h45.

A expectativa da organização para esta primeira etapa é que participem mais de 300 atletas. ?Além da boa premiação, um dos principais motivos é a reestruturação da skatepark?, revela Marcelo Santos, organizador do evento.

Nesta primeira etapa serão distribuídos, em prêmios, cerca de R$ 10 mil. Além disso, os vencedores da etapa acumulam 1.000 pontos no ranking. O vencedor do Circuito Drop Dead 2005 da categoria Amador 1, a principal, fatura nada menos que uma passagem para Tampa, nos EUA, onde acontece o mundial amador, no início de 2006. Atualmente, é o mais importante evento da categoria, onde empresários e ?olheiros? procuram novos talentos. Trata-se de uma oportunidade única na carreira dos futuros profissionais.

Pista é remodelada e fica mais exigente

A pista Drop Dead Skatepark mudou toda sua estrutura. Inaugurada em outubro de 98, como a primeira pista de skate coberta do Paraná e uma das melhores do País, situada no centro da cidade (Travessa da Lapa, 231 -entre a Visconde Guarapuava e André de Barros), passou por sua primeira reforma e ficou fechada nos últimos três meses.

O local fica numa área de mil metros quadrados, tem arquibancada com capacidade para 500 pessoas e o público conta com infra-estrutura completa.

Em termos competitivos, a reformulação foi grande na pista, o espaço de competição está mais amplo e todos os obstáculos foram reformulados. Tem ainda uma mini-rampa, um caixotão em forma de delta, totalmente diferente do antigo formato, abrindo espaço para que os competidores ganhem velocidade nas linhas, melhorando as performances durante as manobras.

Atração

Além do campeonato, o público poderá assistir a disputa da melhor manobra com skatistas profissionais convidados, dentre eles Ricardo Pingüim (SP), Rodolfo Ramos Gugu (PR), Laurence Reali (SP) e Rogério Mancha (SP). Para quem quiser acompanhar o evento, os ingressos custam R$ 5,00 por dia, de hoje a domingo.

?Estrelas? estréiam com vitória no Sauípe

Como já era esperado, os cabeças-de-chave do Billabong Costa do Sauípe WQS aumentaram o nível da competição e todos os recordes foram batidos nas primeiras baterias de ontem no litoral norte da Bahia. O australiano Shaun Cansdell chegou perto da nota máxima ao ganhar 9,57 pontos logo em sua primeira onda surfada no evento, mas a maior pontuação foi registrada pelo cearense Dunga Neto, que tirou uma nota 9,17 e somou 16,17 pontos de 20 possíveis. O bicampeão mundial do WQS, Neco Padaratz, também estreou com vitória nas ondas irregulares de 1m da praia do Breezes, na Costa do Sauípe. As disputas continuam hoje a 14.ª etapa do World Qualifying Series (WQS).

?A condição do mar está bem difícil. A diferença não está no surfe, mas na sorte de achar as melhores ondas, pois você não sabe o que pode acontecer, se a onda vai abrir ou não, está tipo uma roleta-russa?, comparou Neco Padaratz, que derrotou o norte-americano Ben Bourgeois, o porto-riquenho Carlos Cabrero e o carioca radicado nos Estados Unidos, Wesley de Souza.

Hoje, Neco vai enfrentar o novo recordista do Billabong Costa do Sauípe WQS, Shaun Cansdell, além do sul-africano Ricky Basnett e o havaiano Hank Gaskell, em sua segunda apresentação na Bahia. Como Neco só participou de duas provas neste ano, está bem longe dos líderes do ranking que ele foi o número 1 nos dois últimos anos.

Voltar ao topo