Um dia depois de ficar apenas em quinto lugar na prova dos 100 metros livre, o brasileiro Cesar Cielo mostrou mais uma vez aos seus adversários que é o nadador mais rápido do mundo. Ele cravou, neste domingo, o melhor tempo do ano dos 50 metros livre na final do Paris Open de Natação ao terminar a distância em 21s55.

continua após a publicidade

Com o feito, ele conquistou a medalha de ouro da prova e deixou para trás os franceses Fabien Gilot e Frederick Bousquet, seu grande rival, que cravaram os tempos de 21s83 e 21s95, respectivamente, e ficaram com as medalhas de prata e de bronze.

A marca de Cielo superou o melhor tempo deste ano que havia sido obtido por Bousquet, em maio, quando o nadador da França completou os 50 metros em 21s71 no Campeonato Francês de Piscina Longa. No sábado, o brasileiro teve de se contentar com a marca de 49s23 nos 100 metros, prova em que ostenta o recorde mundial de 46s91.

Cielo ainda comemorou o fato de ter superado, sem usar os supermaiôs tecnológicos que foram proibidos pela Federação Internacional de Natação (Fina), o recorde mundial dos 50 metros livre obtido, nesta condição de usar apenas uma sunga, pelo russo Alexander Popov, que estabeleceu o tempo de 21s64 em 2000.

continua após a publicidade

“Finalmente abaixo dos 21s64. Até mais cedo do que eu esperava na temporada. Obrigado a todos que torceram. Agora posso dizer que sou o primeiro a nadar abaixo do tempo do Popov”, ressaltou Cielo, que antes de brilhar em Paris havia cravado o tempo de 21s80 no Troféu Maria Lenk, em maio.

O resultado de Cielo, de 23 anos, permitiu a ele dar o troco no francês Gilot, que havia batido o brasileiro nos 100 metros livre, quando o recordista mundial dos 50 e 100 metros livre obteve o tempo de 49s23. Gilot venceu com 48s65, tempo inferior ao 48s63 marcado pelo nadador do Brasil no último Troféu Maria Lenk.

continua após a publicidade

Neste domingo, porém, Cielo foi superior ao rival francês desde as eliminatórias dos 50 metros. Para se garantir na final da prova, o brasileiro cravou 22s18, contra 22s27 de Bousquet e 22s34 de Gilot. Outro francês especialista nos 50 metros, Alain Bernard cravou 22s73, apenas o nono tempo da eliminatória, fato que o tirou da decisão.

Passado o Paris Open, Cielo agora irá disputar o GP de Athens, na Geórgia, em julho, que também servirá de preparação para o Pan-Pacífico de Irvine, nos Estados Unidos, entre os dias 18 a 22 de agosto, e é a principal competição desta temporada.