Cesar Cielo é um dos principais nomes confirmados no Aberto da França de Natação, em Vichy Val d’Allier, que acontece no fim de semana. Depois de realizar nos Estados Unidos a sua preparação para o Mundial de Barcelona, o brasileiro irá competir na França sábado e domingo antes de se juntar ao restante da seleção na cidade catalã.

O recordista dos 50m livre quer aproveitar o Aberto francês para ganhar moral antes do Mundial, mais importante competição de temporada. “Não estou com a expectativa dos melhores tempos da vida, mas dos melhores do ano. Vai ser a última competição antes do Mundial. Então, como fator psicológico, acho que pode ser importante nadar bem e fazer uma prova boa”, disse Cielo.

O brasileiro vai participar, na França, das provas de 50m borboleta (sábado) e 50m livre (domingo), distâncias em que buscará, em Barcelona, respectivamente o bi e o tricampeonato mundial. Em Vichy Val d’Allier, ele ainda não nadará “raspado”, o que só acontece quando o atleta passa a treinar mais leve depois de chegar ao ápice dos treinos, de forma a chegar com os músculos relaxados para as competições mais importantes.

Na França, Cielo também quer testar sua saída do bloco, deficiente depois que tratou a tendinopatia que tinha nos dois joelhos, no fim do ano passado. “Os meus joelhos estão bem. A ideia é que eu consiga fazer melhor a minha saída. No Mundial, quero fazer uma saída que me deixe melhor do que todo mundo”, explicou ele, que tem 21s57 como melhor tempo da temporada nos 50m, aparecendo em quarto no ranking mundial. “Sinto que estou na briga, entre os melhores do mundo. Quem bater na frente vai levar e estou no bolo.”