O campeão mundial Cesar Cielo sofreu uma rara derrota durante a realização do Troféu Maria Lenk, no Parque Aquático Julio Delamare, no Rio de Janeiro. Neste sábado, ele, que compete pelo Flamengo, terminou a final dos 100 metros livre na segunda colocação, atrás de Bruno Fratus, do Pinheiros, que conquistou a surpreendente vitória com o tempo de 48s72.

Com a marca, Fratus também se classificou para o Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado neste ano em Xangai. O índice foi garantido por apenas 2 centésimos, já que o tempo necessário era de 48s74. Cesar Cielo será o outro representante brasileiro nos 100 metros livre na China.

Fratus foi o mais rápido nas semifinais dos 100 metros livre, mas começou a prova atrás de Cielo, que ocupou a primeira colocação na virada dos 50 metros. Nos metros finais, porém, Fratus conseguiu superar o campeão mundial para conseguir a expressiva vitória.

Segundo colocado, Cielo registrou o tempo de 49s03 e ficou longe do seu objetivo, que era alcançar ao menos 48s66, que segue sendo a sua melhor marca nos 100 metros livre em 2011. Fratus, por sua vez, não escondeu a alegria e a emoção pela vitória. “Eu não esperava fazer isso, está muito além do que eu esperava”, disse, em entrevista ao SporTV. “Estou sem palavra, daqui a pouco talvez eu acorde”, comemorou. “Aconteceu, está aí no placar”, finalizou.