Cianorte pode herdar vaga do Alviverde na Copa do Brasil

O Coritiba ganhou uma torcida extra para o clássico contra o Atlético, domingo, na Arena da Baixada. Para o Cianorte, uma vitória do Alviverde será fundamental para o futuro da equipe em 2012. Explica-se: se o Coxa ganhar o jogo, garante uma vaga na Libertadores e, pelo regulamento, quem disputa o torneio continental fica fora da Copa do Brasil. Como o Coritiba foi campeão paranaense este ano, abriria uma vaga para outra equipe do interior, já que o Operário está garantido, assim como Atlético e Paraná Clube (pelo ranking).

Neste caso, o Leão do Vale, quarto colocado no Estadual, herdaria a vaga coxa-branca. “Naturalmente temos que avaliar com a CBF, porque o campeonato não é nosso, é deles. Mas a federação vai defender seu filiado e vamos reinvidicar esta vaga. Porém, só podemos confirmar isto após o término do Campeonato Brasileiro”, explicou Amilton Stival, vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol.

Já no Cianorte, impera o otimismo. “Somos Coritiba desde pequeno, com todo respeito ao Atlético. Já queríamos esta vaga pelo Paranaense, por merecimento, mas ela pode vir por outro caminho. Se não vier, ao menos que o Atlético siga na Série A, que seria importante para o futebol paranaense”, disse Adir Kist, gerente de futebol do Cianorte.

Caso isto se concretize, será a segunda passagem do Cianorte na Copa do Brasil. A primeira foi em 2005, quando o Leão do Vale do Ivaí chegou à segunda fase, eliminando o CENE-MS, mas parando no Corinthians. Comandado por Caio Júnior, o time paranaense por pouco também não passou pelos paulistas, que contavam com Tevez, Carlos Alberto, Roger e Cia.

No primeiro jogo, em Cianorte, os donos da casa supreenderam o Brasil ao aplicar um sonoro 3 x 0 no Timão. Só que na volta, no Pacaembu, a equipe não foi páreo para o adversário e foi goleada por 5 x 1, sendo eliminada por apenas um gol de diferença na soma dos confrontos.

Voltar ao topo