Em sua grande maioria baseadas na cidade de São Paulo, cujo período de estiagem já ultrapassa os 30 dias, as equipes da Stock Car foram surpreendidas pela chuva às vésperas da abertura dos treinos livres e classificatórios do Grande Prêmio da Bahia. Nesta sexta-feira, ela alternou entre fraca, moderada e, em alguns momentos, até com forte intensidade, provocando transtornos aos mecânicos que trabalhavam na montagem dos carros sob as tendas que substituem os boxes na área do Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Os técnicos da Medley/Full Time passaram boa parte do dia de olho no acúmulo de água na cobertura, mas não conseguiram impedir que de tempos em tempos uma cascata despencasse sobre os equipamentos. Computadores e aparelhos de TV precisaram ser removidos às pressas para evitar o contato com a água.

A previsão do tempo já começa a preocupar as equipes. De acordo com o instituto Climatempo, deverá chover no período da tarde deste sábado, provavelmente em meio às tomadas de tempo que definirão o grid da corrida de domingo. Como os pilotos entrarão na pista em grupos para duas voltas rápidas cada, não se pode descartar a possibilidade de que o estado do asfalto seco ou molhado tenha impacto no resultado final.

Contratado pela Medley/Full Time para esta etapa, a quarta passagem da categoria pelo circuito urbano de Salvador, Felipe Maluhy passou o dia inteiro acompanhando as atividades dos mecânicos e ajudando a evitar os prejuízos causados pela chuva. Além disso, viu as imagens dos carros da equipe no qualifying de 2011 para ter uma ideia das marchas utilizadas. Com experiência no traçado, já que participou de todas as provas anteriores na cidade, Maluhy minimizou as dificuldades que a chuva poderá proporcionar.

O qualifying, se não houver o tradicional atraso característico de pistas de rua, tem início previsto para as 15h45. A referência é a pole de 2011, conquistada por Ricardo Sperafico com o tempo de 1min10s224. Cacá Bueno (2009 e 2010) e Thiago Camilo, que largou em 7.º no ano passado, foram os vencedores em Salvador.