Sede da US Soccer, a federação norte-americana de futebol, Chicago se retirou da candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2026. Os Estados Unidos pleiteiam o direito de receber o Mundial junto com México e Canadá, mas já não terão a cidade de Illinois no processo.

continua após a publicidade

“A Fifa não pode subministrar um nível básico de certeza sobre certos assuntos que representam um risco para nossa cidade e nossos contribuintes. A incerteza para os contribuintes, além da inflexibilidade da Fifa e sua intransigência para negociar, são sinais claros de que ser parte da candidatura não é o melhor para os interesses de Chicago”, disse Matthew McGrath, porta-voz do prefeito de Chicago, Rahm Emanuel.

continua após a publicidade

Os três países anunciaram nesta quinta as cidades que fazem parte da candidatura. Chicago foi uma das sedes do Mundial dos Estados Unidos em 1994 e inclusive recebeu o jogo de abertura, mas já havia se recusado a entrar no pleito do país para sediar a Copa de 2022, que acabou indo para o Catar.

continua após a publicidade

A Fifa insiste que os contratos com as cidades-sedes incluíam uma cláusula para que eles sejam regidos pelas leis suíças e que a entidade tenha a possibilidade de modificar os acordos a qualquer momento. Talvez por isso, Vancouver também se retirou da candidatura tripla.

Além do pleito conjunto de Estados Unidos, México e Canadá, Marrocos está na briga para sediar a Copa do Mundo de 2026.