O Chelsea arrancou um empate por 1 a 1 com o Liverpool, em Anfield Road, na primeira partida das semifinais da Liga dos Campeões e ficou mais perto de se classificar para a decisão, em Moscou, marcada para 21 de maio. Para isso, o Chelsea precisa de um empate sem gols no segundo jogo, em 30 de abril, no Stamford Bridge. Esta é a terceira vez, nos últimos quatro anos, que as duas equipes se enfrentam nas semifinais. O Liverpool avançou nas duas oportunidades.

O primeiro tempo foi fraco, com as duas equipes mais preocupadas com a marcação. O Liverpool, que se arriscou mais e criou as poucas chances de gol, abriu o placar aos 42 minutos. Mascherano chutou, a bola saiu muito torta e caiu nos pés de Kuyt, que finalizou forte e marcou.

As duas equipes continuaram retraídas no início do segundo tempo. Com muita marcação, as duas equipes concentravam o jogo no meio-de-campo. A partir dos 25 minutos, o Chelsea se lançou ao ataque, mas finalizava muito pouco. Mas a melhor chance de gol foi do Liverpool. Aos 39 minutos, Gerrard chutou por cobertura, mas Cech fez grande defesa. Aos 49, após cruzamento na área do Liverpool, Riise deu um peixinho e marcou contra, empatando a partida para o Chelsea.