Faltando menos de uma hora para o início do jogo entre Brasil e Espanha, pela final da Copa das Confederações, os cerca de cinco mil manifestantes que fazem protesto neste domingo, no Rio, se concentram a 400 metros do Maracanã. Neste momento, eles estão no entroncamento da Rua São Francisco Xavier com a Avenida Maracanã. Centenas de policiais militares do Batalhão de Choque e agentes da Força Nacional de Segurança fecham as quatro pistas da Avenida Maracanã para impedir que os manifestantes avancem em direção ao estádio.

continua após a publicidade

Os policiais do Batalhão de Choque usam escudos, capacetes e cassetetes. Os agentes da Força Nacional, escudos e máscaras antigás. No trecho que separa o protesto do estádio há um caveirão (carro blindado da PM) e policiais da cavalaria da PM em pelo menos quatro barreiras. Não houve confronto até o momento.

Os manifestantes gritam palavras de ordem como “Não vai ter Copa”, “A verdade é dura / a PM apoiando a ditadura” e “Cabral é ditador”, em referência ao governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB).

continua após a publicidade