Cearenses vencem etapa dos Sertões

A dupla cearense Riamburgo Ximenes/Rogério Almeida, com picape S10 do Chevrolet Rally Team, sentiu-se em casa no árido terreno do Maranhão e venceu a sétima etapa do Rali Internacional dos Sertões, disputada ontem. Os nordestinos completaram os 202 Km cronometrados entre Carolina e Barra do Corda em 2h47min54s, chegando no final da Especial Zé Boneco com uma vantagem de 3min20s sobre os paulistas Ingo Hoffmann/Alberto Zoffmann (L200 Evo), que chegaram em segundo. Os líderes do rali Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo (L200 Evo) completaram o percurso logo em seguida, em 2h53min10s. A liderança na categoria Production ainda é dos irmãos catarinenses Marlon Koerich/Joseane Koerich (Chevrolet S10).

O sétimo dia da competição começou com um longo deslocamento de 230 km a partir de Carolina (MA), até o começo da Especial. O trecho teve muita areia e depressões na pista, mas também uma grande reta, de aproximadamente 30 km, onde os carros superaram os 180 km de velocidade final. “A especial foi ótima, mas cansativa, alternando a velocidade entre média e muito alta. Fizemos uma prova limpa, sem nenhum problema, andando forte e a navegação foi primordial”, comentou Ximenes, vencedor do Rali dos Sertões em 1999. “O trecho foi de puro areião, bem como estamos acostumados aqui no Nordeste, e a navegação boa”, completou Rogério Almeida.

A outra dupla do Chevrolet Rally Team, formada pelos catarinenses Édio Fuchter/Milton Pereira, vencedores das últimas edições do Rali dos Sertões, novamente não contou com a sorte. “Começamos andando forte, para recuperar o máximo de tempo, mas fomos surpreendidos pela poeira levantada, e acabamos furando dois pneus, que nos atrasaram mais de dez minutos no total”, explicou Édio. Mesmo assim, a dupla campeã já aparece entre os 6 primeiros na classificação geral. “O Rali vai acabar só no final da sexta-feira, lá em São Luis. Pode escrever aí: muita coisa ainda vai acontecer, e vamos mostrar nosso poder de reação”, dita o mineiro Luis Haas, diretor geral do Chevrolet Rally Team.

Hoje será o penúltimo dia dos Sertões 2003 e, novamente, serão dois trechos cronometrados. Inicialmente haverá um deslocamento de 228 km a partir de Barra do Corda, até chegar no ponto de partida para a “Especial do Vietnã”. Com 132 km, será uma etapa muito difícil devido ao grande número de depressões no solo, erosões, buracos e cascalho, exigindo boa navegação e não permitindo o desenvolvimento de alta velocidade. “Vamos continuar andando rápido, pois é o que nos resta. Queremos chegar entre os dez primeiros na classificação Geral. Nossa S10 está inteira, então, vamos acelerar como um bom cabra-macho”, diverte-se o piloto Riamburgo Ximenes. Logo em seguida haverá outro deslocamento, de 110 km, para a “Especial das Deps”, de apenas 66 km, mas novamente com erosões, depressões e muita areia.. Ao final da segunda Especial haverá outro deslocamento, de 17 km até Barreirinhas, no Maranhão, totalizando os 553 km do dia.

Voltar ao topo