CBF põe Caxias de volta na Série A

Rio de Janeiro

 – A CBF resolveu acatar a decisão da Justiça de Caxias do Sul e incluiu o Caxias no Campeonato Brasileiro da Série A, que começa dia 10 de agosto. Com isso, o Figueirense é excluído da primeira divisão e vai disputar a Série B.

A liminar que colocou o clube gaúcho na Série A tem como base um possível erro do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que deu ganho de causa ao Figueirense na questão contra o Caxias. O caso se arrasta desde a última rodada da Série B do Brasileiro de 2001. Num primeiro julgamento, o STJD deu os pontos ao Caxias, que foi considerado como integrante da Série A. Mas, dias depois o STJD revisou a decisão. O Tribunal tirou os pontos do Figueirense, mas considerou válido o gol dessa equipe, que vencia por 1 a 0 no momento da interrupção. Então, a prefeitura de Caxias do Sul entrou com a ação na Justiça Comum e conseguiu a liminar.

A nota oficial divulgada pela CBF, assinada pelo presidente em exercício José Sebastião Bastos, explica que a entidade não teve como ignorar a decisão da Justiça Comum. “A CBF não tem outro caminho que não seja incluir o Caxias na Série A do campeonato de 2002, o que acarreta a exclusão do Figueirense, visto que tal competição envolve apenas 26 clubes” diz o comunicado.

Santa Cruz também

Recife (AE) – O Santa Cruz promete entrar na Justiça Comum para tentar sua integração na Série A, numa manobra semelhante à do gaúcho Caxias. O pedido em nome do clube pernambucano será feito pela prefeitura de Belo Jardim, que já acionou seu departamento jurídico.

Rebaixado ano passado, o Santa Cruz alega que alguns times estariam incluídos na elite nacional de forma irregular. São os casos de Paraná, São Caetano e Fluminense, que ascenderam à Série A só após a participação na Copa João Havelange, na temporada 2000.

Voltar ao topo