Ao divulgar seu calendário de jogos para 2017, a Primeira Liga marcou três rodadas para datas em que o Campeonato Brasileiro estará paralisado para jogos entre seleções, as chamadas ‘datas Fifa’. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), porém, não parece disposta a deixar esses jogos acontecerem.

continua após a publicidade

Na noite de sexta-feira, a CBF publicou em seu site a versão 2017 do Regulamento Geral das Competições, com algumas pequenas alterações. A mais significativa delas está no parágrafo terceiro do artigo 10: “Não será autorizada a realização de competições durante o período de interrupção de certames nacionais em decorrência de datas Fifa”. Essa regra não existia este ano.

continua após a publicidade

Com o aumento na duração da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, a CBF não incluiu a Copa da Primeira Liga no seu calendário oficial de 2017. Assim, os jogos teriam que acontecer em datas em que os clubes estejam sem jogar.

continua após a publicidade

Na primeira fase, alguns jogos foram marcados para a pré-temporada. Depois, há partidas marcadas para todas as quartas-feiras de fevereiro e para a primeira quarta-feira de março, de Cinzas.

As quartas de final foram anunciadas para acontecerem em 30 de agosto, uma quarta-feira, com as semifinais previstas para o dia 3 de setembro, domingo. Já a final da Copa da Primeira Liga está marcada para 8 de outubro, na véspera da última rodada das Eliminatórias, um domingo. Assim como as datas das duas fases anteriores de mata-mata, esta também é uma “data Fifa”, quando o Brasileirão estará paralisado.

Na sexta, a Primeira Liga confirmou a divisão dos grupos, com Fluminense, Internacional, Brasil de Pelotas e Criciúma no A, Flamengo, Grêmio, Ceará e América-MG no B, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Chapecoense e Joinville no C, Avaí, Figueirense, Paraná e Londrina no D.

O chaveamento das quartas de final será definido por sorteio, enquanto que na semifinal o vencedor do jogo que envolve o líder do Grupo A enfrente quem ganhar do duelo de quartas de final que terá o primeiro do Grupo B.