O encontro de mais de três horas entre o presidente da CBF, Samir Xaud, e o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, na última sexta-feira (19), em Assunção, marcou um importante passo para a reaproximação entre as entidades.
A reunião aconteceu em um momento delicado, especialmente após a CBF ter adotado postura crítica em relação à Conmebol depois do jogo na Bolívia. Na ocasião, a entidade brasileira atribuiu à confederação sul-americana a responsabilidade por coibir problemas como arbitragem, comportamento inadequado de gandulas e da polícia local durante a partida.
Um dos principais temas do encontro foi o fair play financeiro. A CBF compartilhou com a Conmebol como estão avançando as discussões sobre o tema no Brasil, onde já foram realizadas três reuniões do grupo de trabalho com os clubes. A entidade sul-americana demonstrou interesse em implementar projeto semelhante para os torneios que organiza.
Além disso, as duas confederações manifestaram intenção de trabalhar conjuntamente em outras frentes importantes para o futebol continental, como o aprimoramento da arbitragem e ações de combate ao racismo.
Embora a CBF tenha interesse em convencer a Conmebol a modificar o sistema de vagas diretas do Brasil na Libertadores, buscando reduzir o número de datas dos clubes brasileiros no torneio, o assunto relacionado ao calendário não foi tratado neste encontro.
A entidade brasileira deve divulgar nas próximas semanas o desenho do próprio calendário para a temporada.
