CBF divulga tabelas das Séries A e C

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta as tabelas da Primeira e Terceira Divisões do Campeonato Brasileiro. As datas dos jogos da Série A estão mantidas e somente os horários de algumas partidas foram alterados a pedido da emissora que detém os direitos de televisionamento da competição. A primeira rodada começa no dia 10 de agosto, sábado, com cinco jogos: São Paulo x Paysandu, no Morumbi; Paraná x São Caetano, em Curitiba; Goiás x Portuguesa, no Serra Dourada; Santos x Botafogo, na Vila Belmiro; e Vasco x Figueirense, no Rio.

O Palmeiras estréia no dia seguinte contra o Grêmio, no Parque Antártica, e o Corinthians vai a Minas Gerais para jogar com o Atlético. Ainda no domingo, dia 11, haverá mais duas partidas envolvendo clubes de São Paulo: Guarani x Atlético-PR, em Campinas, e Juventude x Ponte Preta, em Caxias do Sul. Completam a rodada no domingo: Fluminense x Cruzeiro, no Maracanã; Internacional x Flamengo, no Beira Rio; Coritiba x Vitória, no Couto Pereira e Bahia x Gama, na Fonte Nova.

O Figueirense, garantido na Primeira Divisão com o fim da guerra de liminares na Justiça Comum, perdeu o mando de campo dos seus dois primeiros jogos na competição por causa da invasão dos torcedores na fase final da Série B, contra o Caxias, no dia 22 de dezembro de 2001.

Na ocasião, faltavam dois minutos para o término da partida quando o árbitro Alfredo dos Santos Loebeling encerrou o jogo.

Série C – Em relação à Série C, que começa no dia 24 de agosto, a CBF divulgou também a forma de disputa, com 65 clubes, dois deles, porém desistiram da disputa: CSA e Serra-ES. Os outros estarão divididos em 16 grupos com quatro times cada, excetuando-se apenas um, que contará com três clubes. Todos jogam entre si no grupo em turno e returno, classificando-se 32 equipes para a segunda fase.

A partir de então, os times passam a jogar em sistema eliminatório, com partidas de ida e volta até restarem quatro equipes, que disputam o título da competição em turno e returno.

As equipes que foram rebaixadas para a Série C e as que foram campeãs estaduais ou indicadas pelas federações receberão uma ajuda de custos da CBF durante a competição. O Ituano é um dos times beneficiados.

Voltar ao topo