A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou nesta segunda-feira o fim em definitivo da suspensão da Federação Internacional de Basquete (Fiba) à modalidade do Brasil. Em nota oficial, o presidente da entidade, Guy Peixoto, celebrou o encerramento da sanção aplicada em outubro de 2016.

continua após a publicidade

“É uma grande vitória. Desde que me candidatei à presidência da CBB, sabia que esse era o primeiro grande obstáculo a enfrentar. E graças a um árduo e constante trabalho de toda a minha equipe, posso entregar essa promessa que fiz na campanha e ter a certeza de que estamos no caminho certo para reerguer o basquete brasileiro”, declarou.

continua após a publicidade

Diante dos diversos problemas de administração do basquete brasileiro, a Fiba definiu a punição ao Brasil há pouco mais de um ano e meio. De lá para cá, a administração de Guy Peixoto assumiu a CBB com o objetivo de encerrar esta sanção, o que aconteceu somente nesta segunda.

continua após a publicidade

No meio do ano passado, diante do progresso feito pela entidade nas questões apontadas pela Fiba como problemáticas, houve uma suspensão parcial da sanção, que permitiu, por exemplo, que o País entrasse na disputa das Eliminatórias das Américas para o Mundial de 2019, na China. Mas foi agora que a suspensão deixou de existir definitivamente.

“Mostramos à Fiba que seguimos firmes em nossas propostas e dentro de todas as conformidades. Só temos a comemorar o momento e renovar nossas forças para que a CBB seja um modelo de implementação das melhores práticas e uma confederação modelo para as Américas. Agora, é seguir em frente para fazer com que o basquete brasileiro reassuma sua posição de destaque nos cenários nacional e internacional”, projetou Guy.

O fim da punição foi confirmado pela Fiba em comunicado. “O Comitê Executivo da Fiba anunciou sua decisão de encerrar permanentemente a suspensão da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), reconhecendo os passos positivos dados pela nova administração da CBB. O Comitê Executivo também concordou que a Fiba prestasse assistência à CBB com relação às principais áreas de atividade, onde a melhoria e as conformidades são necessárias.”