O Departamento de Esportes da Prefeitura de Castro confirmou participação de cinco atletas quenianos na Primeira Meia Maratona Rota dos Tropeiros. Esses atletas são considerados de elite e já ganharam medalhas em provas importantes do circuito de atletismo no Brasil, como as provas da Pampulha, a Classic São Paulo, entre outras.

Os atletas são Mathew Kiptoo Chegoi, Kosgei Kenneth Kiplimo, Cosmers Kibet Kemboi, Jane Jeruto Kibii e Alice Cherotich Serser.

O técnico é Moacir Marconi ?Coquinho?.

Atletas de Piraí do Sul, Tibagi, Ponta Grossa, Curitiba e Maringá também participarão da prova, que tem na premiação em dinheiro um dos seus principais atrativos, incluindo um prêmio de R$ 300 para o primeiro castrense que completar a prova. O diretor do departamento de esportes, Marcos Vinícius de Rocco, destaca que o prêmio não é cumulativo, no caso do atleta de Castro conquistar outra premiação.

A expectativa é que a prova reúne entre 150 e 200 atletas, mas a equipe do departamento de esportes está preparada para receber um número maior de participantes. ?Não temos como projetar mais participações por causa do período de férias escolares. Nesta época, muitas pessoas estão viajando. Além disso, existem outras provas famosas acontecendo no mesmo período?, explica Rocco.

A concentração dos atletas acontece no Parque Lacustres, onde, a partir das 8h, ainda poderão ser feitas as inscrições dos atletas. A saída dos competidores, que terão transporte gratuito para a Fazenda Capão Alto (local da largada), está programada para as 9h45 deste domingo.

Após a largada, os competidores seguem em direção à Colônia Castrolanda, passando pelos seguintes pontos: Contorno Sul, Cemitério Frei Matias, Rua Romário Martins, Prainha, Prefeitura, Seminário Cavanis, delegacia, estação ferroviária.

A chegada será no Parque Lacustre, palco principal das comemorações dos 150 anos de emancipação política da cidade de Castro. A prova tem um percurso total de 21.087 metros e deve ter uma duração de 1h30min.