Casamento de Paulo Baier com o Furacão está em crise

Seguindo a política implantada após a chegada do técnico Jorginho, Paulo Baier mais uma vez começou jogando, sábado, mas foi substituído no segundo tempo. Dúvida, após o treino de sexta-feira, o meio-campo iniciou o jogo contra o Vitória, no Caranguejão, mas cedeu o lugar para Martín Ligüera, no intervalo. Já sabendo que voltaria para o segundo tempo, entregou a faixa de capitão para Manoel antes de o árbitro apitar o fim da etapa inicial.

Na saída para os vestiários, ao fim do primeiro tempo, ele avisou que estava sentindo dores musculares na coxa e que não voltaria para a segunda etapa. Se for confirmada a lesão, Baier pode desfalcar o time, pela primeira vez na temporada, devido a uma contusão. Mais do que isso: seu casamento com o Furacão está em crise.

Sob o comando de Juan Ramón Carrasco, Baier tinha um tratamento especial: era poupado das viagens e só atuava nas partidas em casa. Com isso, melhorou seu rendimento e esteve longe de lesões. Jorginho, por sua vez, passou a escalar o meio-campo em todos os jogos, substituindo-o invariavelmente no segundo tempo, com o objetivo de preservá-lo. O fato é que o rendimento do jogador já não é o mesmo dos tempos em que gozava de privilégios, embora seja o artilheiro do time na Série B, com 4 gols.

Antes “intocável”, Baier atualmente tem visto seu futebol ser questionado pelos torcedores e pela imprensa. Por sua experiência e qualidade, ainda é considerado um jogador importante, mas já não é unanimidade dentro do clube, que busca reforços para o meio-campo. O meio-campo Elias, ex-Atlético-GO, está prestes a ser anunciado e pode se transformar numa “sombra” para o veterano. Assim como o atacante Felipe, 34 anos, que também vem do rubro-negro de Goiânia.

Caminhando para os 38 anos, Paulo Baier ainda tem contrato até o fim do ano com o Furacão. O próprio jogador teria manifestado o desejo de permanecer por mais um ano, mas é pouco provável que isto aconteça. Ouvido pela Tribuna, seu empresário, Neco Cirne, foi evasivo sobre a possibilidade de permanência. “Renovação, acho que não. Não discutimos esta hipótese com o clube”, afirmou. Ele não confirmou especulações de que o Baier teria sido sondado pela Portuguesa, numa possível troca com o meio-campo Henrique. “Estes assuntos estão nas mãos do presidente (Petraglia), resumiu.