Carros do WTCC vão para a pista em Pinhais

Passada a parte ?protocolar?, os carros do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC) são enfim os protagonistas no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Começam hoje os treinos livres para a etapa que abre a temporada 2008 – as corridas estão marcadas para as 13h20 e 16h20 de domingo.

O treino livre de hoje, meia hora entre 15h e 15h30, é um ?presente? do Bureau de Turismo da FIA, que autorizou testes adicionais em seis provas, incluindo a prova de Curitiba. Para as equipes, é a chance de fazer as últimas verificações nos carros – observações técnicas que permitam o início do acerto do set-up para os treinos de amanhã e a corrida de domingo. Para alguns pilotos, a oportunidade de conhecer a pista de Curitiba, que pela terceira vez recebe o WTCC.

Hoje não é o dia de se tirar alguma prévia – apesar de que, em automobilismo, cada segundo na pista é fundamental, mesmo em um treino ?amistoso? como o de hoje. Ano passado, foi na sexta-feira que se percebeu o amplo domínio dos carros da BMW, confirmado depois na prova com duas tripletas da equipe alemã e seus pilotos Jörg Müller, o tricampeão mundial Andy Priaulx e o curitibano Augusto Farfus Júnior, o único brasileiro na categoria.

Mas 2008 não deve ter um início tão fácil para a BMW. O final do ano passado foi de complicação para os alemães, com os carros da Seat e da Chevrolet levando vantagem em velocidade e durabilidade. Foi com a ?gordura? acumulada na primeira metade da temporada que Priaulx administrou a vantagem e conquistou o título. No final da temporada passada, foi o Chevrolet Lacetti do suíço Alain Menu que dominou a maioria das provas, enquanto os carros da Seat eram os mais rápidos nos treinos.

A expectativa é que os carros da BMW voltem a apresentar o equilíbrio que tiveram na primeira metade do Mundial de 2007. Além disso, a equipe alemã leva vantagem em Curitiba, tendo vencido três das quatro corridas já realizadas no AIC – duas com Andy Priaulx e uma com Farfus (Jordi Gené, com o Seat, venceu uma prova de 2006).

Eventos

Durante o dia, pilotos e carros do WTCC foram as atrações no centro de Curitiba. Em um estande montado na Rua das Flores, foram realizadas duas sessões de autógrafos com os pilotos da categoria. Como nos anos anteriores, os pilotos mais procurados foram o curitibano Augusto Farfus e o italiano Alessandro Zanardi, que foi campeão na Fórmula Indy, o mais conhecido entre os estrangeiros.

MAIS DO WTCC

– Os ingressos para a rodada dupla de inauguração da quarta temporada do WTCC continuam à disposição do público, que poderá trocá-los por dois quilos de gêneros alimentícios não perecíveis. O total arrecadado será repassado ao Instituto Pró-Cidadania, entidade não-governamental ligada à prefeitura de Curitiba que atende a entidades carentes. No ano passado, o montante alcançou 24 toneladas.

– Os postos de troca são os seguintes: ruas da Cidadania Santa Felicidade, Boa Vista, Matriz, Fazendinha/Portão, CIC, Boqueirão, Pinheirinho e Bairro Novo, administração regional do Cajuru e da CIC, no Teatro HSBC e nas lojas Fun Motos.

– A programação de hoje no Autódromo Internacional de Curitiba começa às 10h, com o treino livre da Fórmula BR 2.0. Às 11h, é a vez do Brasileiro de Marcas, que tem uma segunda sessão às 14h. Às 13h, voltam os monopostos da BR 2.0, que tem seu treino classificatório às 16h.

Voltar ao topo