Carpegiani reclama da ação da CBF com seleção Sub-20

Paulo Cesar Carpegiani reclamou nesta terça-feira da forma como a CBF atuou na liberação dos jogadores da seleção Sub-20 para os clubes utilizarem no Brasileirão. Na última segunda, a entidade anunciou que os convocados poderão defender suas equipes no campeonato nacional em duas das próximas três rodadas, antes do embarque para o Mundial da categoria. Mas o técnico do São Paulo criticou a demora para definir o caso e a solução escolhida.

O São Paulo tem quatro convocados na Sub-20: o zagueiro Bruno Uvini, o volante Casemiro e os atacantes Henrique e Willian José. A diretoria são-paulina chegou a pedir a liberação deles na semana passada, mas não foi atendida pela CBF. Diante disso, Carpegiani dispensou os quatro jogadores dos treinos desde a última quinta-feira, para que eles já pudessem se concentrar na seleção, cuja apresentação aconteceu na segunda.

Assim, os quatro jogadores estão sem treinar desde quinta-feira, sendo que devem fazer apenas exames médicos e testes físicos nesses primeiros dias de trabalho com a seleção na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). “Eles estão parados, perderam o ritmo”, lamentou Carpegiani, preocupado com a condição dos atletas. “Vivemos no país do improviso. É uma atitude impensada, nem um pouco correta”, completou o treinador.

Como pode chamar os jogadores apenas para duas das próximas três rodadas do Brasileirão, Carpegiani resolveu dividir o grupo. Para enfrentar o Flamengo nesta quarta-feira, ele pedirá a liberação de Bruno Uvini e de um atacante (Henrique ou Willian José). No jogo seguinte, diante do Cruzeiro, no sábado, escolhe Casemiro e o outro atacante. E, por fim, terá os quatro atletas para a partida contra o Internacional, no dia 17 de julho.

“Vou trazer aqueles que, talvez, eu mais precise”, afirmou Carpegiani, ao justificar a escolha dos dois primeiros nomes. No caso de Bruno Uvini, por exemplo, o treinador está preocupado em ter uma boa opção para o zagueiro Rodholfo, que está voltando agora de contusão e deve jogar nesta quarta-feira. Diante disso, Casemiro, que vinha sendo titular do São Paulo, será desfalque na partida diante do Flamengo – os dois atacantes da Sub-20 são reservas.

Além de Casemiro e de um dos atacantes da Sub-20, o São Paulo segue sem poder contar com o meia Lucas, que está defendendo a seleção brasileira na disputa da Copa América na Argentina. Outro desfalque para Carpegiani é o meia/lateral Ilsinho, que se recupera de lesão muscular. Assim, com tantos problemas, o time são-paulino encara o Flamengo em busca de recuperação, depois de ter sofrido duas derrotas seguidas no Brasileirão.

Voltar ao topo