Carlos Pereira Gusso brilhou no GP

Apresentamos, a seguir, os destaques das corridas da última sexta-feira, quando o turfe local viveu seu maior evento, com a realização do Grande Prêmio Paraná-Conrad.

Jóqueis

Jorge Ricardo destacou-se com três vitórias, entre as quais com Fort Bird e Nelore Porã, vencedores das duas provas mais importantes, respectivamente, GP Paraná e GP Governador do Estado, sendo seu outro êxito com Kenesiano, em prova comum. Altair Domingos, porém, foi o que obteve maior número de vitórias, ganhando três provas especiais e um clássico: Bastão de Ouro (PR Jael B. Barros), Pantaleon (PE Assembléia Legislativa do Estado), Na Bucha (PE Carlos Alberto Richa) e com Old Gipsy (Clássico Delegação do Jockey Club de São Paulo. João Moreira, por sua vez, venceu com Don Melchor e La Barre. Mas não se pode deixar de fazer uma referência especial ao J. Miranda, do turfe local, que obteve duas vitórias: Robocop e The Gipsy, numa tarde em que os melhores jóqueis participaram com as melhores montarias.

Treinadores

Entre os treinadores, o destaque da semana, sem dúvida, foi Carlos Pereira Gusso, com as vitórias de Fort Bird (GP Paraná), Seduce Minister (PE Moysés Lupion) e Kenesiano, este em prova comum. Os clássicos da semana foram vencidos por Don Melchor (Governador do Estado), do treinador Luiz Roberto Feltran; e Old Gipsy (Delegação do Jockey Club de São Paulo), treinado por Marcos Olguin. Amilton Farias Aquino, porém, brilhou intensamente com três importantes vitórias: Bastão de Ouro (PE Jael B. Barros), Pantaleon (PE Assembléia Legislativa do Estado) e Na Bucha (PE Carlos Alberto Richa) e, ainda, o excelente segundo de Noran no Clássico Governador do Estado.

Proprietários

A vitória de Fort Bird, no Grande Prêmio Paraná, colocou em evidência o Stud Moenda do Itatiba, cujos titulares, com razão, vibraram intensamente, merecem especial destaque porque é um stud que prestigia o turfe local, mantendo um craque sob os cuidados de treinador paranaense, no caso, Carlos Pereira Gusso. Os dois clássicos foram vencidos por amimais de propriedade do Stud A.M.L (Nelore Porã), no Clássico Governador do Estado; e do Haras Anderson, que brilhou com a vitória de Old Gipsy no Clássico Delegação do Jockey Club de São Paulo. As provas especiais foram vencidas por animais dos proprietários, Haras Anderson (Bastão de Ouro), Stud Novo Triunfo (Pantaleon), Stud Panda (Seduce Minister) e Stud Nbc (Na Bucha).

Criadores

Entre os criadores o grande destaque foi o Haras Mignon, com a fácil vitória de Fort Bird no Grande Prêmio Paraná, para alegria da família Amatuzzi. Os clássicos Governador do Estado e Delegação do Jockey Club de São Paulo foram vencidos, respectivamente, por crioulos dos Haras Anderson (Old Gipsy) e Haras Ponta Porã (Nelore Porã). As provas especiais marcaram pontos para os seguintes criadores: Haras Xará (Bastão de Ouro), Haras Santa Maria de Araras (Pantaleon); Haras dos Girassóis (Seduce Minister) e Haras Ponta Porã (Na Bucha).

Marcas

A grande marca de sexta-feira, sem dúvida, foi de Nelore Porã que com 1?39?6, superou o recorde dos 1.600 metros, que era de Itaquerê Power (1?39?1). A pista, realmente, estava em boas condições, o que serve para destacar o trabalho do Vasco, responsável pela sua conservação. Apresentamos a seguir outras marcas convincentes: Reboco: 1.700m 1?48?9 (R. 1?47?9), Bastão de Ouro: 700m em 40?5 (R. 39?), Pantaleon 2.000m em 2?08?3 (R. 2?07?7); The Gipsy 1.700 em 1?48?6 (R. 1?47?9); e Fort Bird 2.000m em 2?35?3 (R. 2?33?7).

Voltar ao topo