Caratê diversifica perfil dos praticantes

O caratê é uma modalidade que vem atraindo cada vez mais adeptos. A procura pela prática desse esporte vai desde pessoas em busca de condicionamento físico, defesa pessoal até o controle do estresse. O caratê é indicado a partir dos sete anos, e não tem limite de idade para ser praticado.

O professor de Educação Física Jonery Henrique dos Santos, faixa preta desde 1977, afirma que a modalidade desenvolve, entre outros aspectos, a autoconfiança, autocontrole, suavidade, agilidade, equilíbrio e forma física. “A gente costuma brincar que o caratê é um grande supermercado, onde a pessoa encontra o que vem procurar”, ressalta Jonery. Ele destaca ainda que o treino periódico ajuda a desenvolver a motricidade, coordenação, elasticidade, força, entre outros aspectos.

E foi com esse objetivo que a vendedora Quitéria Conceição começou, há dois anos, a praticar o caratê. Ela comenta que estava acima do peso e buscava um resultado rápido para acabar com algumas gordurinhas. “Além de perder peso e ficar com o corpo em ordem, melhorei minha coordenação e reflexos”, afirma. Os mesmos benefícios a micro-empresária Sandra Mara Recchia dos Santos encontrou no caratê. Ela destaca que os movimentos que aprendeu na modalidade ajudaram a melhorar seu desempenho na escola. “Hoje tenho mais concentração, além de conseguir resolver problemas na coluna e aguçar meus reflexos”, comenta.

Defesa

De acordo com Jonery dos Santos, muitas pessoas estão procurando no caratê uma prática para a defesa pessoal. Ele ressalta que durante os exercícios são passadas técnicas para que a pessoa mantenha o equilíbrio e a tranqüilidade diante de uma situação de perigo. “Os ataques nunca são indicados, e só devem ser usados em uma última instância”, explicou o professor.

O caratê ajuda a aliviar o estresse por meio da liberação das energias. “Quando está treinando o aluno fica concentrado nos movimentos sem dispersar a atenção. Além disso, pode liberar o estresse com os movimentos, gritos e batendo em sacos que fazem parte do treinamento”, comenta Jonery.

E quem deseja conhecer melhor sobre o caratê poderá participar de um curso intensivo que será ministrado no mês de janeiro, em Curitiba. O curso é destinado para adultos e crianças, com atividades voltadas para a iniciação ao esporte. As aulas serão ministradas de 7 a 30 de janeiro, das 19h às 21h. O custo é R$ 180,00 parcelado em três vezes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 364-6476.

Voltar ao topo