No primeiro dia de finais no esqui aquático, esta segunda-feira, na Lagoa Rodrigo de Freitas, o Canadá confirmou seu favoritismo e venceu as duas provas de slalom, com vitórias de Drew Ross, que se sagrou tricampeão pan-americano, e de Whitney McClintock, no feminino. Mas houve lugar ainda para um brasileiro. No wakeboard, Marcelo Marques Giardi, o Marreco, conseguiu um feito histórico ao ganhar a primeira medalha no esqui para seu país em Jogos Pan-americanos.

Pentacampeão brasileiro e vencedor do Sul-americano no ano passado, Marreco ganhou o ouro ao marcar 86,46 pontos. A prata ficou com o canadense Brad Buskas, com 81 ponto, e o bronze foi para o argentino Edgardo Martin, com 76,98.

"Nada melhor do que ganhar o ouro. Nunca pensei em estar neste lugar e ser campeão. Ainda nao caiu a ficha", disse Marreco, que comentou sua performance na prova: "Queria aproveitar a passada e acertei tudo. No fim da segunda passada, acabei caindo. Mas encerrei conquistando o ouro. Quero mostrar ao mundo como somos bons e crescer mais no wakeboard", contou o paulistano de 24 anos, que há oito, em sua primeira competição oficial, foi vice-campeão mundial júnior, em Orlando, nos EUA.

O terceiro título pan-americano de Drew Ross, no slalom masculino, veio quando o canadense marcou 38 pontos em sua apresentação, superando o colombiano Jose Mesa por apenas meio ponto. A terceira colocação ficou com o chileno Felipe Miranda, que fez 36,5 pontos. Além dos ouros individuais nos Jogos, Ross, de 37 anos, tem entre suas conquistas a medalha de ouro na competição por equipes, conquistada em Mar del Plata 1995, ano em que o esqui passou a ser disputado nos Jogos Pan-americanos.

No slalom feminino, Whitney McClintock conquistou o ouro ao marcar 38,5 pontos, deixando para trás as duas americanas que completaram o pódio. Regina Jaques, que já tinha ficado com a prata em Santo Domingo 2003, repetiu a dose no RIO 2007, ao marcar 32,5 pontos. Mandy Nightingale ficou com o bronze, com 32 pontos.

Depois da prova, Whitney parecia não acreditar na vitória. ?Foi a de nível mais alto que eu já participei. As melhores do mundo estão aqui e ainda não acredito que consegui vencer?, comemorou.