A 36ª edição do Campeonato Brasileiro de Optmist (categoria de vela para competidores de 7 a 15 anos de idade) vai reunir cerca de 200 atletas de várias partes do país em Foz do Iguaçu até o próximo dia 19 de janeiro. A abertura da competição está programada para o sábado (12), às 9 horas da manhã, no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI). Outros 600 participantes (equipe técnica, apoio e pais dos atletas) são esperados para o evento.

continua após a publicidade

O secretário nacional da Associação Brasileira da Classe Optmist, Aldévio Leão, ressaltou a importância da competição, que é a categoria de entrada da vela. Ele elogiou a organização do evento e disse que é grande a expectativa de velejar no lago de Itaipu, já que é a primeira vez que o brasileiro é realizado no local. ?Até o sábado estaremos fazendo as medições dos barcos para verificar se eles se enquadram nas especificações da classe Optmist (tamanho da vela, peso, comprimento do barco etc)?, informou.

A competição conta com o apoio da Itaipu Binanacional, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Secretaria de Esportes de Esportes, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, além dos sócios e estudantes voluntários trabalho de organização do evento.

O campeonato nacional vai contar com 15 regatas, sendo que os atletas podem descartar os dois piores resultados para efeito da pontuação. Em Foz, serão selecionados 15 velejadores para disputar o sul-americano em Paracas, no Peru, no próximo mês de março. Com os resultados do brasileiro, mais a seletiva que será realizada no mês de maio, os atletas podem se classificar para os campeonatos mundial, europeu e norte-americano deste ano. Em 2009, a propósito, o mundial será realizado no Brasil, no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O árbitro geral do campeonato, Ricardo Navarro, disse que espera uma competição de alto nível técnico, pois o Brasil mantém a tradição de se classificar entre os 15 melhores do mundo. ?É difícil apontar favoritos, porque como é uma classe de iniciação, sempre aparecem novos talentos. A equipe do Paraná tem a vantagem de conhecer o circuito?, afirmou. Para o comodoro do ICLI, Admir Dacorreio, a conquista de Foz do Iguaçu como sede o Campeonato Brasileiro de Optmist 2008 é um reconhecimento à participação do clube nos últimos cinco anos na competição, sempre com expressivo número de atletas e revelando talentos, como o vice-campeão sul-americano e bicampeão brasileiro da classe Laser, Allan de Oliveira Godoy, que hoje está em Mar Del Plata participando do sul-americano.

?Temos a hegemonia na vela do Paraná desde 2001, e os atletas do ICLI têm se classificado muito bem no campeonato brasileiro?, afirma Admir Dacorreio. Esses atletas são referência e inspiração para as outras 60 crianças vindas de famílias de baixa renda e que participam do projeto social Velejar é Preciso, promovido pelo clube.

Estreantes

Durante os três dias de medições, de quarta a sexta-feira, acontece a Copa de Estreantes, com regatas a partir das 11 horas da manhã. Até o final da tarde de ontem (8), estavam inscritos atletas de 27 clubes, do Distrito Federal e de oito estados brasileiro (Ceará, Fortaleza, Espirito Santo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Até o momento, o Rio de Janeiro inscreveu a maior delegação, com 55 atletas.

continua após a publicidade