Sílvio Ávila/CBV
Larissa e Juliana com as medalhas de Vitória.

Vitória – Bicampeãs do Circuito Mundial de Vôlei de Praia por antecipação, Larissa e Juliana conquistaram ontem o título da etapa brasileira, em Vitória, o sétimo na temporada e o 14.º na carreira na competição. A dupla superou Ana Paula/Leila por 2 sets a 1, com parciais de 19/21, 21/14 e 15/10, em 56 minutos. Com este resultado, Larissa e Juliana quebraram duas escritas: terminaram com a hegemonia dos Estados Unidos, vencedores nas areias capixabas em 2000 e em 2002, e ainda ganharam pela primeira vez a etapa do Brasil. A medalha de bronze ficou com as atuais campeãs olímpicas e bicampeãs mundiais, as norte-americanas Walsh e May, que derrotaram as compatriotas Youngs e Branagh por 2 a 0 (21/17 e 21/15) em 41 minutos.

Aniversariante do dia, Leila, que completou 35 anos, saiu na frente na decisão. Ao lado de Ana Paula, fez um primeiro set praticamente perfeito. Com um bom sistema de bloqueio e defesa, chegaram à vitória por 21 a 19. O último ponto veio com um erro de Larissa.

O primeiro ponto do segundo set veio com um bloqueio de Juliana, que voltou a marcar outros dois pontos no mesmo fundamento. As bicampeãs do Circuito Mundial venceram por 21 a 14. No terceiro set, equilíbrio até 8/8. A partir daí, Larissa e Juliana aproveitaram os contra-ataques e, em uma finalização desperdiçada por Leila, garantiram o título.