Campeão mundial em 2008, PC de Oliveira voltará a dirigir a seleção brasileira de futsal. O técnico foi oficialmente confirmado como novo comandante do time nacional, em coletiva de imprensa realizada em Fortaleza, na última terça, na sede da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

continua após a publicidade

PC de Oliveira voltará a liderar a seleção depois de ter ocupado o cargo entre 2005 e 2009, período em que acumulou um retrospecto espetacular. Foram 155 jogos, com 149 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Assim, ele, além de ter sido campeão mundial, faturou os títulos da Copa América e do Grand Prix e foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Nesta nova passagem pela seleção, porém, PC de Oliveira terá um desafio extra: superar a crise vivida pela CBFS. A entidade enfrenta boicote de astros da modalidade, entre eles Falcão, grande nome do futsal mundial, que já anunciou que recusará futuras convocações para defender o time nacional por não concordar com a gestão liderada por Marcos Madeira, eleito presidente da entidade no final de março.

Acusada de uma série de irregularidades, que culminaram na perda de patrocinadores e problemas financeiros, a CBFS disse que PC de Oliveira foi um nome de “consenso” para o comando da seleção. “O técnico é o PC de Oliveira, que no momento está sem clube. Ele não pode participar deste encontro com a imprensa por conta de problemas particulares com a família. Seria injusto da nossa parte trazê-lo aqui, mas ele está ciente da responsabilidade. Muito em breve iremos divulgar todos os membros da nova comissão técnica”, disse Dárcio Castro, diretor de seleções da CBFS.

continua após a publicidade

Além de PC, outros nomes da nova comissão técnica da seleção de futsal já estão confirmados. Lucas Chioro será o auxiliar direto do treinador, enquanto Mauro Sandri foi escolhido como preparador físico, Sérgio Santana trabalhará como preparador de goleiros e Rafael Martins atuará como analista de desempenho. Já o departamento médico terá o comando de André Pedrinelli e Mauro Martinelli, além de contar com o fisioterapeuta Tiago Duarte.