Nick Hayden está de volta à MotoGP. Nesta segunda-feira, a equipe Marc VDS anunciou que o norte-americano vai competir com uma das suas motos na etapa de Aragão, na Espanha, marcada para o próximo fim de semana, em substituição ao australiano Jack Miller, que está lesionado.

continua após a publicidade

Miller sofreu fraturas na mão direita em acidente durante o warm-up da etapa da Austrália da MotoGP, em agosto. Na sequência, ele participou da prova da República Checa – foi o 16º colocado – e pretendia fazer o mesmo na etapa de San Marino, mas acabou sendo vetado após participar dos treinos, em razão de fortes dores.

continua após a publicidade

Em exames médicos posteriores, se detectou que Miller vinha competindo com duas fraturas na mão direita. Diante disso, a MarcVDS e o australiano decidiram que o melhor seria o piloto ficar de fora da prova de Aragão, tentando se recuperar a tempo de participar da etapa japonesa, agendada para 16 de outubro.

continua após a publicidade

Assim, a Marc VDS buscou um substituto e optou por Hayden, que atualmente disputa o Mundial de Superbike – ocupa o quinto lugar na classificação. Agora ele tentará ajudar a pior equipe da MotoGP com a sua larga experiência numa categoria em que competiu entre 2003 e 2015.

O auge de Hayden na MotoGP foi em 2006, quando conquistou o título mundial. O norte-americano participou de 216 corridas, com três vitórias, cinco pole positions e 28 pódios, sendo um deles na etapa de Aragão, em 2010, quando a prova entrou no calendário e ele ficou em terceiro lugar.

“Esta será uma experiência pouco habitual para mim, porque nunca havia sido piloto substituto”, disse o norte-americano de 35 anos. “É bom ajudar uma outra equipe Honda. Para mim é uma oportunidade para me divertir”, acrescentou.