Camisas contam um pouco da história do futebol paranaense

Um passeio pela história do futebol paranaense, contada através de uniformes antigos. Essa será a principal atração do 4.º Encontro de Colecionadores de Camisas de Curitiba, que acontece hoje, na Churrascaria Batuira.

Quem for ao encontro terá a oportunidade de conhecer camisas históricas, usadas nos anos 1970 e 80 por jogadores de Atlético, Coritiba, Colorado, Pinheiros, Londrina e Paraná. E também terá a oportunidade de relembrar grandes jogos e craques com cerca de 40 colecionadores.

“Conhecemos colecionadores que foram adquirindo essas camisas ao longo dos anos. Tenho várias do Londrina, outros colecionam do Atlético, do Coritiba… Para o encontro, juntamos todas essas coleções”, conta o jornalista Felipe Lessa, um dos organizadores do evento.

Entre as peças, algumas relíquias da época em que os uniformes eram menos sofisticados e muitos não contavam nem com as marcas dos fabricantes. E também modelos mais recentes de clubes da capital e do interior, como União Bandeirante, Arapongas, Matsubara, Cambé e Rio Branco.

Além da exposição e dos debates, haverá espaço para a troca e comercialização de camisas de clubes nacionais e estrangeiros. A estimativa é que mais de 500 modelos diferentes estejam disponíveis para negociação.

O encontro também servirá para debater a possibilidade de encontros regionais e a criação de uma associação. O objetivo é incentivar o diálogo entre colecionadores de todo o Brasil. Eventos semelhantes já ocorreram em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e Recife. A Churrascaria Batuira fica na Alameda Prudente de Moraes, 64, no bairro Mercês. O encontro começa às 18h.

Voltar ao topo