As câmaras temáticas que irão acompanhar os projetos relacionados à Copa do Mundo 2014 no Paraná começaram ontem suas reuniões de trabalho. Encontros realizados no Palácio das Araucárias contaram com representantes dos governos estadual e municipal (Curitiba), da sociedade civil e de entidades organizadas.

“Seguindo as linhas estabelecidas pelo governo federal e pela Fifa, as câmaras temáticas realizam neste primeiro momento um levantamento da situação dos setores envolvidos no Paraná, com o propósito de identificar as necessidades e propor soluções, de forma a construir um legado que resultará em benefícios para a população paranaense”, revelou o secretario de governo para assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha.

No Paraná foram instituídas nove câmaras temáticas: turismo; segurança; meio ambiente e sustentabilidade; educação, cultura e ação social; comercial e tecnologia; infraestrutura; saúde; estádios; transparência. As reuniões acontecerão a cada dois meses em 2011, e mensalmente em 2012.

De acordo com Cunha, a organização da estrutura turística e a integração de todas as áreas da segurança pública são os suportes para o sucesso do evento. “A previsão é que entre junho e julho de 2014 passem pelo Estado mais de 180 mil turistas estrangeiros e 600 mil turistas brasileiros”.