A Fifa foi convidada a dar explicações ao Congresso Nacional sobre a Copa do Mundo de 2014 e os gastos que o Brasil terá com o evento. O convite, que deve chegar nesta quinta-feira à sede da entidade, na Suíça, partiu de um requerimento apresentado pelo deputado federal Silvio Torres e que foi aprovado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

“O que queremos saber é o que qualquer brasileiro quer saber”, afirmou Silvio Torres. Nas explicações da Fifa, o deputado deseja saber se o Brasil está cumprindo o cronograma de responsabilidades assumidas, se há alguma chance de alguma das 12 sedes ser excluída da Copa e se a entidade irá estabelecer uma data limite para que as obras nos estádios de fato comecem.

Em sua justificativa para a apresentação do requerimento em busca de explicações diretamente da Fifa, Silvio Torres contou que já convidou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em seis ocasiões para comparecer à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara – desde 2007. Mas que sequer recebeu uma resposta. “Isso demonstra a falta de respeito pelo Congresso Nacional, que está sendo solenemente ignorado”, reclamou o deputado.