Câmara de Vereadores de Curitiba outorga prêmio a dirigente e a atleta

A Câmara de Vereadores de Curitiba entrega, amanhã, em sessão solene marcada para as 20h, o Prêmio Mérito Esportivo para um consagrado dirigente esportivo e um renomado atleta de Curitiba. O dirigente Jader de Sant?Anna tem excelente folha de serviços prestados ao futebol amador, notadamente nas categorias de base, nas quais é atuante até os dias de hoje. O atleta Édson Cezar Antônio ?Édson Foreman? é consagrado pugilista com vários títulos a nível estadual e nacional.

Jader de Sant?Anna

A indicação do mérito esportivo para Jader é de autoria do vereador Ângelo Batista.

Jader, desde criança, sempre adorou futebol. Aos 13 anos começou a disputar campeonatos. De 1964 a 1966 foi tricampeão como atleta da equipe do Vila Sofia pelo campeonato da suburbana. Aos 20 anos teve uma grave lesão no joelho e foi obrigado a parar de jogar. A partir daí passou a ser técnico do grupo esportivo Vila Sofia Futebol Esporte Clube, No Bico do Corvo, Sociedade do Operário e Esporte Clube Primavera, em várias categorias mirim, infantil, juvenil, série livre e veterano. Desde 1978 até a data de hoje participa do Campeonato Peladeiro Tribuna do Paraná, sendo pela equipe do Vila Sofia oito vezes campeão geral na categoria série livre, quatro veterano, duas mirim, uma juvenil e duas infantil e também duas pela equipe Sociedade do Operário. Em 1986 foi campeão pela equipe Esporte Clube Primavera no campeonato de Varzeano Folha de Curitiba. Hoje com o seu trabalho voluntário visando a capturar as crianças das ?ruas? e colocando para a prática esportiva.

Arquivo
Édson Foreman.

Édson ?Foreman?

Influenciado pelo seu ídolo Mike Tyson e para tentar resolver um problema de obesidade, Édson começou a treinar boxe aos 13 anos na Praça Osvaldo Cruz, e aos 15 já era campeão amador, auxiliado pelo seu então técnico Rubens San Perrucham, e daí por diante teve uma trajetória gloriosa: campeão no forja de campeões, campeão paranaense 96, vice-brasileiro no mesmo ano, bicampeão paranaense em 97, campeão paulista em 99 e vice no torneio dos campeões.

Foreman tem no seu cartel 36 lutas, destas: 33 vitórias, 26 nocautes e quatro por pontos. No ano de 2002 sagrou-se campeão paranaense de boxe profissional (versão liga paranaense de boxe) e em 2003 foi campeão brasileiro (versão Federação Nacional de Boxe Profissional), onde ambos os títulos ainda pertencem ao lutador.

A indicação do mérito esportivo para Édson ?Foreman? foi feita pelo vereador Valdenir Dias.

Voltar ao topo