Brigões do clássico devem ser punidos

A intenção dos auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) é de punir com rigor os envolvidos na briga ocorrida no Morumbi, durante o jogo Corinthians x Santos, dia 9 de julho, pelo campeonato brasileiro. Quatro componentes da 2.ª Comissão Disciplinar do STJD vão julgar hoje, a partir das 16h, os atletas Fábio Costa, Fabiano, Doni, Fábio Luciano e César, além do árbitro da partida, Sálvio Spíndola Fagundes Filho, denunciado por omissão.

“As sentenças devem servir como lição, para que episódios tão estúpidos não se repitam”, disse um dos auditores. Doni e Fábio Luciano, que se transferiu para o futebol turco, podem ser punidos com suspensão de 30 a 90 dias. Os demais jogadores correm o risco de ficar fora de duas a quatro partidas.

A situação de Sálvio Spíndola Fagundes Filho também é complicada. Pelo fato de não ter aplicado cartão vermelho a nenhum dos ?brigões? e por ter escrito na súmula que houve apenas um “empurra-empurra” no final do clássico, pode ser afastado de 30 a 90 dias.

Falar sobre punição é assunto proibido para Doni. Ele evita comentários, prometendo se pronunciar apenas após a decisão da Justiça Esportiva. Mas está ciente de que não escapará ileso. “Estou esperando e preparado para uma punição severa”, disse o goleiro. Outro atleta do Corinthians, o zagueiro César, não acredita em suspensão.

Corinthians vai culpar Fabiano

O advogado do Corinthians, João Zanforlin, já revelou a estratégia que adotará para tentar absolver Doni, Fábio Luciano e César no julgamento de hoje, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por causa da briga no clássico contra o Santos, no último dia 9. “Vou provar que só houve briga por causa da atitude do Fabiano. Ele deu um tapa com o lado de fora da mão na cara do Fábio Luciano. Desse lado tem mais osso e dói muito mais”, explicou ele, que pedirá absolvição dos corintianos.

Para o advogado do Corinthians, brigas verbais são comuns. Estranho foi a briga generalizada que houve. “O Fábio Costa deu um murro no Liedson e o Fabiano deu o tapa no Fábio. Por isso, houve a briga. Eles é que têm de ser punidos.”

Fitas de televisão serão usadas por João Zanforlin. Imagens variadas. “A Bandeirantes tem a imagem aérea que mostra o murro do Fábio Costa. A Rede TV! tem uma imagem que mostra o tapa do Fabiano. A Record tem uma matéria sobre o passado do Fábio Costa. E, além de tudo isso, temos o Fabiano dizendo que deu o tapa. Ora, ele confessou para toda a imprensa. Tem de ser punido pelo que fez”, disse o advogado.

Doni e Fábio Luciano, que se transferiu para o futebol turco, podem ser punidos com suspensão de 30 a 90 dias. Os demais jogadores correm o risco de ficar fora de duas a quatro partidas. “O Doni e Fábio Luciano estão sendo julgados por lesão corporal grave, em virtude do BO que o Fabiano foi fazer. Só que ele confessou que agrediu primeiro. Que vítima é essa? Ele foi o estopim de tudo”, afirmou Zanforlin.

Voltar ao topo