Brasiliense vence o Sesc Triathlon de Caiobá

Os triatletas Leandro Macedo e Carla Moreno venceram ontem a 15.ª edição do Sesc Triathlon Caiobá, prova disputada ontem em Caiobá, no município de Matinhos, no litoral paranaense.

Para Leandro a festa foi completa. Muito bem neste início de temporada, depois de grande conquista no Mundialito de Fast Triathlon, em Santos, há duas semanas, chegou ontem à incrível marca de seis títulos no Sesc Triathlon de Caiobá. Seu desempenho foi bom: completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h52min14seg, nove segundos mais rápido que o carioca Virgílio de Castilho (RJ). Para a torcida local, restou o consolo de ver o atleta da “casa”, Juraci Moreira Júnior na terceira posição (1h53min16seg).

No feminino, a vitória ficou com a paulista Carla Moreno terminando a prova com boa vantagem sobre a segunda colocada, a canadense Carol Montgomery. Carla completou o percurso em 2h06min45seg, enquanto a vice-campeã marcou 2h08min16seg. A carioca Sandra Soldan, que foi a campeã do Mundialito de Santos, terminou na terceira posição (2h08min30seg).

Uma das mais tradicionais provas do calendário nacional, o Sesc Triathlon Caiobá reuniu 614 competidores, sendo 51 profissionais. Disputada sob uma temperatura de 28 graus, garoa fina e muita umidade, a competição exigiu bastante dos triatletas. Leandro, que se prepara para o circuito mundial a partir de abril, foi bem na natação (vencida por Paulo Miyashiro). Logo no início do ciclismo, formou-se um pelotão e Leandro manteve-se nele até o final dos 40 km, tendo ao seu lado Juraci e Virgílio.

Na corrida, Leandro e Juraci conseguiram abrir em relação aos demais, mas somente Leandro Manteve o ritmo até o final, conquistando seu segundo título na temporada. “Além de ser uma prova competitiva, trata-se de uma disputa festiva. Todo mundo tem o prazer de participar. Mas foi uma competição dura. Fiquei lembrando 15 anos atrás, quando dei um gás nessa prova e cheguei a cansar”, declarou Leandro.

Sobre sua performance, ele disse que foi fruto do trabalho de equipe. “A prova foi disputada na natação, sobrei um pouco na primeira volta e tive que fazer força para buscar na segunda. Os brasileiros conseguiram fazer um excelente trabalho de equipe no ciclismo e estão todos de parabéns. Hoje me orgulho porque foi a primeira vez que todos mostraram uma ética profissional dentro do pelotão. Conseguimos organizar o grupo, sempre os mais velhos colocando ordem e ensinando como se deve organizar o pelotão na etapa de ciclismo, tanto que o Oscar Galindez, que estava no pelotão de trás, não conseguiu nos alcançar.”

Feminino

Vice-campeã pan-americana em Winnipeg, Carla Moreno, segue firme em sua caminhada rumo a mais uma medalha no Pan de Santo Domingo, bem como atrás de bons resultado no circuito profissional. Ela esteve sempre entre as primeiras em Caiobá, abrindo vantagem na transição para a corrida e mostrando porque é uma das melhores do mundo na modalidade.

“Saímos na natação praticamente juntas. Fizemos um pedal não muito forte, mas eu consegui sair da transição para a corrida mais rápido. Isso acabou deixando a definição para a corrida, que é meu ponto forte. Fiquei feliz com o resultado, principalmente porque estamos no começo da temporada. O nível da prova estava muito forte e qualquer uma podia ganha, mas senti que podia garantir o topo do pódio no km 5, quando fiz o retorno e pude avaliar a minha vantagem em relação às demais”, declarou a campeã.

Sandra também concordou que a decisão aconteceu na corrida. “Foi realmente uma prova de corrida. Fico feliz por ter melhorado ainda mais meu tempo de corrida e pelo fato da Carol Montgomery e a Carla Moreno não terem me despachado tão fácil assim”, ressaltou a triatleta do Pão de Açúcar Club de Triathlon.

Resultados

Masculino – 1.º) Leandro Macedo, 1h52min14seg; 2.º) Virgílio de Castilho (RJ), 1h52min23seg; 3.º) Juraci Moreira (PR), 1h53min16seg; 4.º) Reinaldo Colucci, 1h53min34seg; 5.º) Renato Dantas de Luca (SP), 1h53min44seg.

Feminino – 1.ª) Carla Moreno (SP), 2h06min45seg; 2.ª) Carol Montgomery (CAN), 2h08min16seg; 3.ª) Sandra Soldan (RJ), 2h08min30seg; 4.ª) Mariana Ohata (DF), 2h10min00seg; 5.ª) Ana Carolina Caturelli, 2h10min56seg; 6.ª) Gisele Bertucci (SP), 2h13min10seg.

Voltar ao topo