A maior rivalidade do futebol do Rio foi transposta neste domingo para Brasília. Na capital federal, Vasco e Flamengo se enfrentam pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, a partir das 18h30, no Estádio Mané Garrincha. Resultado do impasse com o consórcio que administra o Maracanã, encerrado apenas na última sexta-feira, quando a diretoria flamenguista assinou acordo para mandar seus jogos no local.

continua após a publicidade

Mas, apesar de longe de casa, os jogadores dos dois times deverão experimentar um ambiente semelhante ao que seria visto no Maracanã. Até a noite de sexta-feira, 50 mil ingressos tinham sido vendidos antecipadamente para o clássico deste domingo. Assim, o Mané Garrincha estará lotado para ver um jogo de duas equipes que estão em mau momento na competição – o que só mostra a força popular de flamenguistas e vascaínos em Brasília. Promessa de um duelo em que a rivalidade estará ainda mais exacerbada.

“É um sentimento gostoso participar de um clássico desse tamanho, com esse apelo popular, mesmo sendo fora do Rio. A responsabilidade em campo será dividida”, comentou o técnico Mano Menezes, que chegou recentemente ao Flamengo. “É bom para o jogo. Você ataca um pouco, eles atacam um pouco. Quem erra menos, ganha. Você entra com essa responsabilidade repartida. É melhor quando ambas as equipes procuram a vitória.”

De um lado, Mano Menezes fará sua primeira aparição em um clássico carioca. Do outro, Dorival Júnior inicia sua segunda passagem pelo Vasco, justamente contra o time que o dispensou no início do ano pelo alto salário.

continua após a publicidade

“É para isso que a gente trabalha, para viver grandes jogos. Acredito que seja o mesmo sentimento dos jogadores. Vamos trabalhar nas últimas horas para que a gente consiga fazer um grande jogo”, disse Mano Menezes, que se recusou a divulgar a escalação do Flamengo com antecedência.

No Vasco, Dorival Júnior deve promover consideráveis mudanças com relação ao time derrotado por 5 a 3 pelo Internacional na última partida, ainda sob o comando de Paulo Autuori. A julgar pelo treino de sexta-feira em São Januário, Renato Silva volta à zaga e Eder Luís, ao ataque.

continua após a publicidade

Com os rivais em maus lençóis no campeonato e os dois técnicos em início de trabalho, uma vitória é imperativa. O triunfo sobre o principal rival dará tranquilidade para dar rumo ao time, até o próximo encontro, já de volta ao Maracanã, quando o torcedor carioca poderá reviver a maior rivalidade local em seu melhor e maior palco.