O Universo/BRB/Financeira Brasília conquistou neste domingo o título do NBB ao derrotar o Flamengo na quinta partida da final, disputada na cidade Anápolis, por 76 a 74. Com o triunfo, a equipe fez 3 a 2 na série melhor de cinco jogos da decisão e ficou com o título nacional.

continua após a publicidade

Assim, o Brasília encerrou uma incômoda sequência de derrotas contra o Flamengo, já que havia disputado a final de 2008 e 2009 contra o mesmo rival e sido derrotado em ambas. Em 2008, o torneio ainda se chamava Campeonato Nacional.

O Brasília começou a partida com uma forte defesa e chegou a abrir 11 pontos de vantagem e terminou o primeiro quarto liderando o placar por 22 a 15. Mas o Flamengo reagiu no quarto seguinte ao adotar a marcação por zona, conseguiu a virada e foi para o intervalo com uma vantagem de dois pontos (41 a 39).

Liderado por Valtinho, que anotou 21 pontos na partida, o Brasília esboçou uma reação no terceiro quarto, mas o Flamengo conseguiu se manter em vantagem (55 a 52). O quarto decisivo foi emocionante, com as duas equipes se alternando na liderança do placar.

continua após a publicidade

Mas os principais jogadores do Brasília foram decisivos no final, com cestas de três pontos. Foram duas de Guilherme Giovanni e uma de Alex, que levaram a equipe fazer 70 a 66. Porém, Nezinho falhou e o Flamengo conseguiu empatar o placar (74 a 74) quando faltavam menos de 30 segundos para o final do jogo.

Nos instantes finais, Alex, cestinha da partida com 23 pontos, sofreu falta e converteu os dois arremessos livres, fazendo 76 a 74 para o Brasília e definindo a conquista do título do NBB para a sua equipe.

continua após a publicidade