Brasileiros ganham quatro medalhas no segundo dia do judô

O Brasil conseguiu medalhas em todas as quatro categorias do judô disputadas nesta sexta-feira, dia 20, no Pavilhão 4A do Complexo Esportivo do Riocentro. No segundo dia do esporte no Rio 2007, a equipe do país-sede obteve duas medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze.

Vice-campeão olímpico em Sydney 2000, o brasileiro Tiago Camilo ganhou na categoria até 90kg. Camilo derrubou o cubano Jorge Benavides com um ippon (golpe perfeito, que encerra a luta) com apenas 31 segundos de combate. O venezuelano Jose Camacho e o americano Rick Hawn conquistaram as medalhas de bronze.

Na categoria feminina até 78kg, a brasileira Edinanci Silva superou a cubana Yurisel Laborde. A brasileira conseguiu imobilizar a adversária e conquistar o ouro. O terceiro lugar foi divido pela canadense Marylise Lévesque e pela argentina Lorena Briceño.

A campeã pan-americana fez questão de dedicar o título às famílias das vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta semana em São Paulo. Sobre sua adversária na final, Edinanci lembrou: "Já lutamos antes e ela me ganhou. Mas, desta vez, consegui me destacar e sair com o ouro no final", declarou.

Na final da categoria até 70kg, a americana Ronda Rousey derrotou a brasileira Mayra Silva por ippon. Mayra ficou com a prata. As medalhas de bronze na categoria foram para a canadense Catherine Roberge e para a colombiana Yuri Alvear.

Cuba também conquistou um ouro no judô nesta sexta-feira. Na final da categoria até 100kg masculina, Oreidis Despaigne venceu o canadense Keith Morgan em luta bastante equilibrada. O brasileiro Luciano Correa e o dominicano Teofilo Diek ficaram com as medalhas de bronze.

Voltar ao topo