Na terra do chucrute

Brasileiros da patinação artística vão pra Alemanha

As atletas beneficiárias da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, Ariane Francez, de 16 anos, e Francys Zanon, de 23 anos, foram convocadas para integrar a seleção brasileira de patinação artística na Copa da Alemanha, que acontecerá de 16 a 19 de maio, em Freiburg.

Francys Zanon participará da prova de livre na categoria sênior (acima de 18 anos), enquanto Ariane Francez competirá nas provas de figuras, livre e combinado na categoria Jeunesse (16 a 17 anos). A convocação das atletas é resultado do excelente desempenho que obtiveram na Copa Interamericana de Patinação Artística, disputada em abril em Santos (SP), onde conquistaram a 2.º colocação no livre e combinado sênior (Francys) e a 1.ª colocação no combinado e 2.ª colocação em livre júnior (Ariane).

“É um orgulho para Curitiba contar com uma geração de atletas comprometidas e talentosas como as da patinação artística. Este ano já tivemos quatro atletas incentivadas pela Prefeitura participando da Copa de Dança da França em abril e agora temos mais duas representando nossa cidade e o país em uma das principais competições internacionais deste esporte”, disse o prefeito Luciano Ducci.

Antes de embarcarem para a Alemanha, as atletas irão para Brasília (DF) disputar o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística, que acontecerá de 5 a 11 de maio. Os resultados da competição servirão de base para a convocação da seleção brasileira que irá competir no Sul Americano, que acontecerá em julho, no Chile.

Lei Municipal de Incentivo ao Esporte

Coordenada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a lei capta recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que são investidos em atletas, instituições sociais e projetos na área do esporte.

Para ser beneficiário da Lei do Incentivo ao Esporte, o atleta deve ter residência fixa há mais de um ano em Curitiba e montar um projeto que defina a razão da solicitação, as metas que pretende alcançar e seus custos.

Em contrapartida, o atleta incentivado precisa prestar contas durante e ao final de cada semestre, bem como participar de ações que visem à promoção social no Município.

Os interessados têm duas oportunidades por ano para protocolar seus projetos na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude – a primeira em março (de 1.º a 31) e a segunda em setembro (de 1.º a 30).

Durante o mês de agosto, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude promoverá palestras para orientar na elaboração de projetos para a Lei de Incentivo. Mais informações podem ser solicitadas por meio do telefone: (41) 3350-3753.